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Baterias: cuidados na manutenção do sistema elétrico de tratores

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Para evitar danos ao circuito elétrico de tratores e não causar acidentes é necessário muita atenção ao fazer a manutenção, pois é possível acontecer desde a desprogramação de componentes até incêndios inesperados.

Composto por alternador, regulador de voltagem, motor de partida, chave de ignição, bateria, entre outros componentes, o sistema elétrico dos tratores devem estar sempre com a manutenção em dia para evitar uma parada inesperada durante a sua utilização.

Dentre todos os componentes citados acima, hoje vamos destacar a bateria, pois é um item do sistema elétrico que demanda alguns cuidados especiais e merece atenção na hora da manutenção. É possível que ocorra, por exemplo, desprogramação de componentes ao desconectar a bateria de alguns tratores que tenham dispositivos eletrônicos de controle e operação. Por isso, é bom ficarf atento as dicas a seguir.

A recomendação é fazer, periodicamente, limpeza externa na bateria, e, se os bocais não tiverem proteção, é possível limpar ao redor das tampas, bem como os orifícios. O suporte da bateria também deve ser higienizado. Tal limpeza de toda a bateria é muito importante para evitar formação de zinabre entre os terminais dos cabos e pólos, gerando mau contato e impedindo a recarga da bateria.

O zinabre nada mais é do que a camada (crosta) de cor verde, resultante da oxidação do cobre ou ligas que contêm cobre, como o latão. Depois que o zinabre se forma ele impede a passagem da corrente elétrica, comprometendo o desempenho da bateria, promovendo falhas no carregamento, aquecimento dos cabos, falhas no funcionamento de sistemas eletrônicos e problemas na hora da partida.

O zinabre pode ainda se espalhar por outros componentes do motor e até corroer a tinta da lataria. Contudo, é essencial que a oxidação seja limpa o quanto antes.

Caso haja necessidade de limpeza também dos terminais dos cabos da bateria, é preciso ter cuidado ao desconectar os cabos, pois deve se iniciar sempre pelo negativo e, em seguida, o positivo para evitar faíscas e possíveis acidentes. Ao desconectar o cabo negativo, a bateria fica isolada eletricamente da carcaça, evitando danos ao sistema elétrico, além de riscos de explosão.

Após realizar a limpeza, deve-se montar primeiro o positivo e depois o negativo. Unte os terminais somente com vaselina para prevenir corrosão.

E por último, vale sempre a pena ressaltar que a bateria, além dos riscos elétricos e de explosão, ela produz gases letais, portanto cuidado ao manuseá-la. É sempre importante seguir as orientações do fabricante.

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