Home Produtos e serviços Gehaka lança medidor de umidade de grãos G2000

Gehaka lança medidor de umidade de grãos G2000

0
0

A Indústria e Comércio Eletro Eletrônica Gehaka está lançando no mercado o medidor de umidade de grãos de bancada Gehaka G2000. O aparelho tem uma grande importância para cooperativas, produtores rurais, cerealistas e armazenadores, porque proporciona dados precisos para a comercialização de grãos, como o percentual de umidade e a temperatura. Os resultados obtidos oferecem muito mais segurança nas operações e transações comerciais para esses tipos de commodities agrícolas.

Recentemente, a 11ª estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para a safra de grãos 2018 totalizou 227,3 milhões de toneladas. “Historicamente, as perdas na produção de grãos no Brasil, em função de diversos fatores, atingem um índice de 10% (mais de 22,7 milhões de toneladas no ano passado). Se for considerada uma imprecisão de 1% nas medições de umidade realizadas com instrumentos não devidamente ajustados, calibrados e controlados, isso causará perdas astronômicas em dinheiro e um impacto econômico absurdo”, analisa Christian Claudot Kaufmann, diretor comercial da Gehaka.

Assim, o medidor de umidade de grãos de bancada Gehaka G2000 serve para garantir ao produtor e ao comprador que a mercadoria seja entregue dentro das especificações da lei. Com as ações do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) a partir de 2017 e o controle dos instrumentos medidores de umidade utilizados nas transações comerciais de grãos, os prejuízos causados por medições imprecisas foram significativamente reduzidos. “Os envolvidos na transação comercial têm, agora, a garantia de que o novo equipamento não foi fraudado.

Para quem vende é uma solução de segurança, porque a medida está sendo obtida corretamente. É também uma proteção de fato para todo o mercado”, explica Alexandre Fernandes, diretor de engenharia da Gehaka e responsável pelo de senvolvimento do aparelho.

LEIA MAIS
Venda de máquinas agrícolas deve crescer 10,9% em 2019, diz Abimaq
Consumo interno de café representa 13% da demanda mundial
Conab atualiza safra com 234 milhões de toneladas de grãos

Caracteríticas
O modelo Gehaka G2000, aprovado pelo  Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), é um instrumento medidor de umidade de grãos para uso em transações comerciais. É uma versão com melhorias e avanços tecnológicos do modelo anterior, o G1000, também aprovado pelo Inmetro. É fácil de operar e fornece a leitura da umidade em poucos segundos, com alta precisão e repetitividade. O teclado é simples, com apenas cinco teclas. O medidor não exige que o usuário faça um treinamento mais complexo e é possível estabelecer uma configuração personalizada para que forneça os resultados com agilidade.

Apresenta três tipos de interfaces para conectividade direta com sistemas de supervisão e aquisição de dados em processos de automação e controle, e tem portas de comunicação dos tipos RS232, USB e Bluetooth, por onde é possível coletar todos os dados das medições realizadas pelo equipamento, com total segurança e inviolabilidade. Cada medição tem uma assinatura digital exclusiva, que garante sua autenticidade e originalidade.

Além do índice de umidade, o relatório de medida da amostra, emitido por uma impressora acoplada, contém outras informações de valor. Por exemplo, a temperatura dos grãos é obtida e comparada à temperatura do instrumento de medição. “Nosso medidor atende a faixa de temperatura de 5 a 45 °C, enquanto os concorrentes atendem de 10 a 40. Ele consegue medir do extremo de 5 a 45 °C, compatibilizando-se com o ambiente, o clima, o ar-condicionado, e fazendo a compensação da leitura de umidade da amostra em função da temperatura”, explica Fernandes. Além disso, tolera diferenças entre o instrumento e a amostra de até 20 °C, que é o dobro dos instrumentos com modelo aprovado atualmente.

O modelo Gehaka G2000, aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), é um instrumento medidor de umidade de grãos para uso em transações comerciais. É uma versão com melhorias e avanços tecnológicos do modelo anterior, o G1000, também aprovado pelo Inmetro | Foto: divulgação
O modelo Gehaka G2000, aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), é um instrumento medidor de umidade de grãos para uso em transações comerciais. É uma versão com melhorias e avanços tecnológicos do modelo anterior, o G1000, também aprovado pelo Inmetro | Foto: divulgação

O medidor de umidade de grãos Gehaka G2000 conta com a tecnologia IoT, que permite que as curvas de calibração, controladas pelo Inmetro, sejam atualizadas pelo próprio usuário, utilizando de forma simples e rápida um programa gratuito disponível na Internet. O aparelho é gerenciado por um microprocessador tipo ARM Cortex de última geração, pelo qual comanda três dispositivos: o sistema de pesagem automática, que mede o peso exato da amostra; o termômetro digital, que indica a temperatura da amostra e do instrumento; e um capacímetro, que determina o teor de umidade do produto.

Fonte: Gehaka/Assessoria

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *