Home Notícias Janela da safrinha de milho em 2020 deve ser mais curta, diz AgRural

Janela da safrinha de milho em 2020 deve ser mais curta, diz AgRural

by Daniel Santos

O período ideal (janela) de plantio para a safrinha de milho do Brasil no ano que vem deve ser mais curto, já que a irregularidade das chuvas nas últimas semanas fez com que a semeadura de soja se atrasasse em diversos Estados do Centro-Sul do País. A projeção é da consultoria AgRural. “Uma colheita mais tardia (de soja) vai fazer com que o plantio do milho comece e termine um pouco mais tarde do que o normal, estendendo-se março adentro”, estima a consultoria em boletim divulgado nesta terça-feira (26/11).

Para a AgRural, 53% da área de milho safrinha no Paraná estará plantada no fim de fevereiro, ante 56% em 2018 e 71% em 2019. Embora a janela para o plantio da segunda safra termine na segunda quinzena de março, plantar no terceiro mês do ano é mais arriscado “porque esse milho irá polinizar sob condições potencialmente menos favoráveis”, como dias mais curtos, que podem incluir chuvas e eventualmente geadas.

O risco maior vale para Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. A exceção, para a AgRural, é Mato Grosso, onde a projeção é de plantio de 90% da área até o fim de fevereiro do ano que vem, ante 93% no mesmo período de 2019.

A consultoria, que divulgará na primeira quinzena de dezembro a projeção inicial de área plantada de milho safrinha no ano que vem, afirma que preços firmes do cereal no Brasil “tendem a estimular o produtor a plantar mais ou a pelo menos manter a área semeada em 2019”.

Fonte: revista Globo Rural

Related Posts

Leave a Comment