Home Manutenção Manutenção do sistema de alimentação de ar do motor
0

Manutenção do sistema de alimentação de ar do motor

0
0

055119MLRevisão de filtros dos tratores é fundamental para evitar paradas repentinas.

Os tratores agrícolas trabalham diariamente sob condições muito severas com excesso de poeira e partículas no ar, dos quais são aspirados diretamente pelo sistema de alimentação de ar do motor destes equipamentos. Por conta disso, o cuidado com os filtros exigem atenção redobrada dos operadores, a fim de evitarem sérios danos aos motores dos tratores agrícolas. A manutenção do sistema de filtragem do ar é essencial para obter a quantidade e a qualidade de ar suficiente, aumentando o desempenho e a vida útil do motor.

Os tratores possuem dois elementos filtrantes, o principal e o de segurança. O elemento filtrante principal é constituído de papel poroso e sanfonado, sendo ele o responsável pela retenção da maior parte das partículas contidas no ar. Já o elemento filtrante de segurança é constituído de feltro e tem a função de impedir a passagem das impurezas que não foram retidas pelo elemento filtrante principal.

Para saber o atual estado do sistema de filtragem, e a necessidade da troca dos filtros, existe o indicador de restrição do filtro de ar, localizado no painel do trator, que pode ser tanto mecânico quanto elétrico. Ele basicamente funciona através do vácuo gerado no condutor de admissão que, no caso do filtro primário estar muito sujo, ocorre uma restrição na passagem de ar.

Para testar o funcionamento do indicador de restrição do filtro de ar, ligue o motor em rotação mediana e, com auxílio de outra pessoa, obstrua parcialmente a entrada do ar e observe se a lâmpada acende. Caso não acenda, procure um profissional da área. Faça estes testes periodicamente.

Além do indicador de restrição do filtro de ar, outras referências podem indicar a necessidade de troca do elemento filtrante primário, como, fumaça preta no escapamento, perda de potência ou até elevação da temperatura do motor. Muitos recorrem a artifícios como a limpeza dos filtros com ar comprimido; porém recomendamos que isso jamais seja feito, pois além de destruir as fibras do elemento filtrante, geralmente existem elementos contaminantes e impurezas no ar do compressor que podem ir diretamente para o motor e tratorista.

A principal recomendação é respeitar o período de troca conforme determinação do fabricante do equipamento, evitando assim surpresas ou problemas mais graves.

A TVH-Dinamica possui em seu portfólio mais de 350 tipos de filtros com excelente durabilidade e custo-benefício, com aplicações em diversas máquinas, como Massey Ferguson, Valtra, John Deere e New Holland.Possui as já consolidadas marcas próprias Bepco e Tractorcraft, além das demais marcas de mercado. Entre em contato conosco em: https://goo.gl/XaDLYA

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *