É tão comum que geralmente nem é considerado uma parte da máquina. O pé de apoio, porém, é um acessório básico de quase todos os equipamentos rebocados; e não é só isso. Ele confere o destacamento e a disposição em repouso dessas máquinas, além de facilitar o seu reatamento. É fácil imaginar as dificuldades de execução dessas operações sem a presença deste valioso componente!
Tipicamente, o pé de apoio equipa reboques de eixo único, dumpers, enfardadeiras etc. Nesses casos, é instalado na dianteira, na parte em relevo do timão, numa posição específica para não criar obstáculo quando em repouso, e durante as fases de curva.
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A tipologia mais difundida até agora é mecânica: trata-se de um tubo de aço de seção quadrada ou redonda (onde na extremidade inferior está soldada uma estrutura que se apoia no chão, por exemplo, uma robusta chapa de ferro) que desliza telescopicamente dentro de um tubo idêntico por seção, mas logicamente de tamanhos um pouco superiores. O deslizamento é feito mediante uma manivela externa que age diretamente sobre um parafuso de adequadas dimensões.
Soluções como a descrita ainda são adotadas em reboques de capacidade reduzida, destacados do trator quando estão vazios. Caso contrário, o esforço físico do operador durante a fase de destacamento seria alto, assim como a adequação a eventuais alturas diferentes na fase de reatamento. Em alguns casos, especialmente em equipamentos leves, a chapa de base é, no geral, substituída por uma roda giratória (que pode ser dobrável, para reduzir o tamanho no repouso); isso permite deslocar manualmente os equipamentos, mas somente no plano e em pavimentação uniforme. O dobramento da roda pode ser automático ou manual. No primeiro caso, uma leve pressão em uma mola é suficiente para levar a roda para a posição de repouso, enquanto, ao contrário, existe uma trava removida manualmente.
Já em máquinas de porte maior, são instalados pés mecânicos equipados com redutor, situação em que estrutura básica é muito parecida à anterior, porém o movimento no parafuso é transmitido mediante um redutor de ângulo, o qual diminui de maneira significativa os esforços do operador. Assim, é possível destacar também reboques de 20 toneladas de carga cheia.