Uma gestão eficiente e autônoma do desflorestamento de superfícies florestais relativamente limitadas (entre 10 e 200 ha), sem a necessidade de recorrer a empresas especializadas, revelou a necessidade de se produzir máquinas ágeis e bem menores do que os modelos tradicionais de 15 toneladas. Diferentes fabricantes escandinavos (Vimek, Woodtiger, LogLander, Malwa e Alstor) e a tcheca Novotny já ofertam os chamados mini-forwarders. Trata- se de máquinas com dimensões e massas contidas, caracterizadas pela grande agilidade de manobra em espaços reduzidos, com um impacto ambiental quase nulo. O seu custo é comparável aos tratores agrícolas, porém o fato de serem projetados para o desflorestamento executa melhor aquilo que os tratores não conseguem fazer. Entre as vantagens da utilização dos mini-forwarders em propriedades privadas que possuem superfícies muito abaixo dos 10 ha e, às vezes, até inferiores a 1 ha é a facilidade em realizar intervenções leves (ou seja, baixas quantidades de corte por unidade de superfície). De acordo com os fabricantes, esse tipo de máquina atua até mesmo em terrenos acidentados e em zonas aonde as máquinas grandes não chegam. Além disso, os mini-forwarders não prejudica a primeira camada do solo e oferecem baixo consumo de combustível, tornando-se economicamente convenientes nas utilizações que, por conta do alto custo, não seriam viáveis.
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Um mini-forwarders em detalhe. A fabricante Alstor oferece o mini-forwarder na versão 8×8 com motor a diesel. O modelo, que já operou em difíceis condições ambientais nas florestas escandinavas, é constituído por dois chassis, ligados por uma robusta articulação central: a parte dianteira suporta o motor, os componentes principais da transmissão e o assento do motorista, enquanto aquela traseira é, na prática, o plano de carga da madeira. É o menor e o mais leve entre os mini-forwarders atualmente disponíveis. Possui largura total de 1,48 m, tração integral nas 8 rodas (distribuídas em 4 eixos agrupados em pares) e a articulação central servo-assistida hidraulicamente o torna um meio de extrema manobrabilidade.