Home Notícias Produção mundial de café da safra 2015/16 deverá ser de 150,1 milhões de sacas
0

Produção mundial de café da safra 2015/16 deverá ser de 150,1 milhões de sacas

0
0
Foto: Fabiano Marques Dourado Bastos/Embrapa Cerrados
Foto: Fabiano Marques Dourado Bastos/Embrapa Cerrados

Dados do Departamento de Agricultura dos EUA – USDA, divulgados através do Informe Estatístico do Café do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e de relatório da Organização Internacional do Café (OIC), apontam que a produção mundial de café da safra 2015/16 deverá ser de 150,1 milhões de sacas. No caso do Brasil, o Informe do Mapa, com base no levantamento da Conab divulgado em maio, ressalta que a produção nacional do grão será de 49,7 milhões de sacas, sendo 40,3 milhões de café arábica e 9,4 milhões de robusta. Nesse caso, a produtividade de café arábica será de 26,4 sacas por hectare, com aumento de 22%, e a de robusta 22,5 sacas por hectare, com redução de 11%, em relação à safra anterior.

O Informe Estatístico destaca ainda que as lavouras brasileiras se encontram em processo de colheita, com 20% da área colhida até maio, com atraso ocasionado pelo alto índice de chuvas que ocorrem sobretudo na região sudeste, provocando perdas de qualidade. Em complemento, o Informe destaca com relação à cotação do café, que os preços em 2016, no mercado interno, estão superiores ao ano anterior e se mantiveram relativamente estáveis no início da colheita, nos meses de abril e maio, com valorização do café robusta e uma ligeira redução do arábica.

Exportações de café

Com relação às exportações brasileiras de café, o Informe salienta que o volume exportado de janeiro a maio de 2016 foi 13,9 milhões de sacas de 60kg com uma queda de 7,43% em relação ao mesmo período de 2015. E que o preço médio do café nesse mesmo período deste ano foi 18,8% inferior e, por conseguinte, as receitas reduziram 24,9% nessa mesma base comparativa com o ano anterior. Com referência ao Valor Bruto da Produção (VBP) de café, o documento aponta que o VBP deverá atingir R$ 23,17 bilhões neste ano. O VBP, que demonstra a estimativa do faturamento bruto médio dos produtores de café, é calculado com base na produção da safra de café tendo como referência preços médios recebidos pelos produtores. (Embrapa)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *