A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, nesta semana, painéis do Projeto Campo Futuro para levantar os custos de produção da pecuária de corte e de leite, hortaliças (alho e cebola), café, cana-de-açúcar, fruticultura (maçã) e aquicultura (piscicultura).
Os encontros virtuais foram promovidos em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Centro de Inteligência de Mercados da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA) e Pecege (Esalq/USP).
Os painéis de pecuária corte ocorreram em Três Lagoas (MS) e Rondonópolis (MT). Já os de hortaliças em Curitibanos (SC) e Ituporanga (SC). As análises dos custos de café foram em Apucarana (PR) e Franca (SP). Em Rio Verde (GO), Goiatuba (GO) e Maceió (AL) aconteceram os de cana-de-açúcar.
Houve, ainda, um painel de pecuária de leite em Passos (MG), um de fruticultura em São Joaquim (SC) e um de piscicultura em Alta Floresta (MT).
Participam dos encontros virtuais (medida de segurança para evitar o contágio do coronavírus) representantes das federações estaduais de agricultura e pecuária, sindicatos rurais e cooperativas dos municípios e produtores rurais. Os resultados obtidos nos levantamentos são preliminares.
O objetivo do Projeto Campo Futuro é aliar a capacitação do produtor à geração de informações para administração de custos, riscos de preços e gerenciamento da produção, além de colher subsídios para pautar a atuação da CNA no pleito de políticas públicas para o setor agropecuário.