Sucessão familiar, gestão financeira da propriedade e as perspectivas para o agronegócio no cenário político e econômico. Esses são alguns dos temas que cerca de 31 mil mulheres que atuam em mais de 200 cooperativas de todo o Brasil tiveram acesso durante o Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas, realizado pelo Grupo Conecta que, este ano, foi realizado de forma virtual, em 29 e 30 de setembro.
Quatorze mulheres do Núcleo Feminino da Cooabriel participaram do encontro. “O mundo virtual ainda é um obstáculo para algumas, mas não é impossível. O debate é muito rico em experiências de mulheres que se superaram no agro. Já tivemos um aprendizado muito grande”, afirmou a coordenadora do Núcleo Feminino pela Cooabriel, Nadya Bronelle.
Com o tema “Mulher sábia edifica sua família, sua propriedade e seus negócios”, o encontro apresentou uma palestra com o Padre Fábio de Melo. O objetivo do programa foi proporcionar às participantes um conteúdo que abrange o dia a dia profissional, mas também se preocupa com as emoções, o equilíbrio e o bem-estar.
A secretária do Núcleo, Cleida Aguiar Massucatti, falou de sua impressão sobre o evento. “É admirável constatar como as mulheres evoluíram no ramo do agronegócio. Uma lição de esforço, formação educacional e superação de dificuldades. De acordo com o que estamos vivenciando neste encontro, a presença das mulheres nesta jornada está se alicerçando a cada dia. Seja por sucessão, por herança ou desejo pessoal. Todas dizem não ser fácil, mas possível. Isso gera um grande prazer, realização profissional e financeira”, compartilhou.
“Vivemos o nosso novo normal, mas ainda temos que aprender muito. Teve experiências incríveis de mulheres que se superam e são hoje exemplo de vida e sucesso. Uma fala que foi dita que chamou muito a minha atenção é admitir que precisamos perguntar, aprender e viver sem arrogância”, finalizou a sócia e coordenadora do Núcleo Feminino da Cooabriel, Jocelina Araújo Cuquetto.