As vendas de máquinas agrícolas avançaram 8,9% em setembro, em relação a agosto de 2020, totalizando 4,8 mil unidades comercializadas. Em contrapartida, no acumulado de janeiro a setembro, as vendas amargam queda de 4,2%, quando comparadas a igual período de 2019. Os números fazem parte do levantamento divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), entidade que representa a indústria nacional de veículos automotores.
“Estamos em fase de recuperação aos anos anteriores. Setembro já é o melhor resultado em 12 meses”, afirmou Alfredo Miguel Neto, vice-presidente da Anfavea para o segmento.
As exportações seguiram em baixa, com redução de 12,9% em setembro de 2020, quando comparado a setembro de 2019. Já em relação a agosto, houve aumento de 26,2%.
Produção
A produção de máquinas repetiu a tendência de recuperação das vendas, fechando setembro com aumento de 4,7%, em relação a agosto. Quando comparado a igual período do ano passado, ainda apresenta queda de 4,8%. De janeiro a setembro, a produção desse setor acumula resultado 19,6% menor em relação aos nove primeiros meses de 2019.