ing crops before harvest.
Proposta é testar prioritariamente cerca de 300 mil homens e mulheres do campo, bem como os munícipes
O Sistema FAESP/SENAR-SP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) iniciou nesta semana o “Programa Semear da Esperança”, que tem como objetivo realizar a testagem de 300 mil produtores e trabalhadores rurais paulistas. A ação está sendo desenvolvida em parceria com sindicatos rurais, universidades e demais entidades do Estado de São Paulo, com apoio da Fio Cruz.
“O agro nunca parou, mesmo no começo da pandemia de Covid-19 em 2020”, afirma Fábio Meirelles, presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP. “Agora, nessa nova onda que está atingindo o Brasil, é fundamental monitorarmos a situação, de forma que o homem do campo continue suas atividades, garantindo o abastecimento e a alimentação da população”, completa.
Além da identificação de possíveis pessoas contaminadas pela doença, o objetivo da testagem também é mapear a situação da Covid-19 no meio rural. Para tanto, está sendo aplicado testes do tipo IGG/IGM.
A testagem está sendo dividida em duas fases. Na primeira, estão participando 15 sindicatos pilotos: Avaré, Barra Bonita, Caconde, Franca, Itu, Itapetininga, Ourinhos, São José do Rio Preto, Bananal, Sertãozinho, Jales, Miracatu, Bragança Paulista e Guaíra, totalizando 123 mil testes. Para a segunda fase, que ainda não tem data de início, participarão os sindicatos rurais interessados, que se inscreverem no Programa.
“No começo da pandemia, ainda no ano passado, apoiamos a produção de 3,5 milhões de máscara para os produtores rurais, além de oferecermos informações para que os trabalhadores do campo pudessem desempenhar suas atividades de forma segura”, destaca Tirso Meirelles, vice-presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP. “O setor mais uma vez dá um exemplo de força e organização”, enfatiza.