O Podcast desta semana discute o novo código florestal e os avanços no cadastro ambiental. Criado em 2012 e amplamente discutido nos âmbitos legislativo e judiciário, o Novo Código Florestal completou nove anos em maio. No entanto, especialistas analisam que ainda há pendências para a sua aplicação total. Isso porque vários parágrafos em vigência dependem de regularizações e elaborações de instrumentos que só agora começaram a ser implementados à Lei 12.651.
Entre esses avanços, está o último grande passo atribuído ao sistema de análise dinamizada do Cadastro Ambiental Rural (o CAR), que foi recebido no início do mês com êxito pelos especialistas – e consultores do Congresso também, já que examina até 66 mil cadastros rurais por dia, enquanto até o momento esse processo é moroso por ser feito manualmente.
A advogada e especialista em Direito Ambiental Samanta Pineda, participou do extenso processo de revisão do Código em 2012, e comemora o lançamento do sistema de análise dinamizada do CAR, que vai acelerar a adesão desses produtores que confessaram os seus passivos ambientais a um programa de regularização ambiental.
Conversamos com Samanta para saber como funciona a análise dinamizada do CAR e onde ela já foi implantada. Também perguntamos sobre como essa tecnologia pode ajudar produtores rurais que hoje estão com a propriedade irregular.
Acompanhe no podcast abaixo: