Empresa de tecnologia atinge as metas de vendas e lucro, mesmo em ambiente difícil e espera gerar vendas entre 37 bilhões e 39 bilhões de euros este ano
A ZF concluiu o primeiro semestre de 2021 com números positivos de vendas e lucro. Em contraste com o primeiro semestre de 2020, que foi significativamente impactado pela pandemia da Covid-19, a empresa gerou vendas de 19,3 bilhões de euros (2020: 13,5 bilhões de euros) nos primeiros seis meses deste ano. Ano após ano, isso corresponde a um aumento nas vendas de 43%. O EBIT ajustado ficou em 1,0 bilhão de euros (2020: menos 177 milhões de euros). O desenvolvimento positivo dos negócios contrasta com um ambiente de mercado internacional geralmente difícil e volátil.
“Aproveitamos o impulso do segundo semestre de 2020 para este ano e nos beneficiamos da recuperação econômica da indústria automotiva,” disse Wolf-Henning Scheider, CEO da ZF, ao apresentar os números do semestre na quinta-feira. “Ao mesmo tempo, desenvolvemos continuamente nossa organização em termos de cooperação ágil e garantimos vários novos pedidos com tecnologias inovadoras para reduzir as emissões e aumentar a segurança dos veículos.”
Além da continuidade do trabalho em condições pandêmicas, o primeiro semestre do ano foi caracterizado por efeitos imediatos, como a escassez de semicondutores e a interrupção das cadeias de abastecimento, bem como aumento de preços de matérias-primas e serviços de logística. A ZF, portanto, reajustou parcialmente suas cadeias de suprimentos e as encurtou, envolvendo cada vez mais fornecedores locais. “Além disso, as tendências de longo prazo estão se acelerando, o que é evidente na Europa por meio de novos limites de emissões de CO2 altamente ambiciosos,” disse Scheider.
“Embora isso aumente a demanda por acionamentos totalmente elétricos, será muito difícil encontrar um equilíbrio entre a proteção climática, o emprego e as necessidades de mobilidade das pessoas. Um plano claro para o desenvolvimento de infraestrutura – desde a geração de energia e redes de energia até a infraestrutura de carregamento – é essencial para ajudar a determinar o caminho a seguir.”
A ZF avançou nos últimos meses com a “Transformação Tarifvertrag”, um acordo coletivo celebrado há um ano com o conselho de trabalhadores e os sindicatos. Neste contexto, discussões estão em andamento nas localidades alemãs para desenvolver objetivos para sua orientação futura. “Aqui, estamos aproveitando o tempo que o acordo coletivo nos dá até o final de 2022. Junto com os representantes dos colaboradores, estamos desenvolvendo planos sólidos para cada localidade. Já fomos capazes de desenvolver soluções promissoras para a maioria deles,” enfatiza Scheider.
Principais números melhorados; estratégia de financiamento adaptada
A ZF também se beneficiou da recuperação econômica geral da indústria automotiva no primeiro semestre do ano. De janeiro a junho, a empresa gerou vendas de 19,3 bilhões de euros (2020: 13,5 bilhões de euros). Isso representa um aumento de 43% ano após ano. Ajustado para efeitos de câmbio e Fusões e Aquisições – M&A, isso corresponde a um aumento orgânico nas vendas de 38% (2020: menos 27%). A empresa relatou um EBIT ajustado de 1,0 bilhão de euros. Isso corresponde a uma margem de EBIT ajustada de 5,2% (2020: menos 1,3%).
“No primeiro semestre de 2021, atingimos nossas metas e melhoramos a qualidade dos resultados,” disse Konstantin Sauer, CFO da ZF. “Para continuar esSe desenvolvimento positivo, a contenção de custos continua sendo um tópico vital para nós.”
Tendo em vista os desenvolvimentos recentes e as perspectivas para os próximos meses, que são caracterizados por incertezas devido à atual situação da cadeia de suprimentos, a ZF manterá sua projeção para o ano. A ZF espera gerar vendas entre 37 bilhões e 39 bilhões de euros este ano. Da perspectiva de hoje, espera-se que as vendas estejam na extremidade superior da faixa.
A empresa espera uma margem de EBIT ajustado na faixa de 4,5% a 5,5%; espera-se que o fluxo de caixa livre ajustado fique entre 0,8 bilhão de euros e 1,2 bilhão de euros. No segundo semestre do ano, a ZF espera um encargo sustentado devido aos custos mais elevados com matérias-primas e serviços de logística. Os riscos podem surgir da disponibilidade limitada contínua de semicondutores e do desenvolvimento da pandemia da Covid-19.
Para atingir o equilíbrio desejado entre os investimentos e a redução do passivo corporativo, a ZF adaptou sua estratégia de financiamento. Um dos elementos é o novo programa EMTN (Euro Medium Term Note) lançado no ano anterior. “O programa EMTN nos permite atuar com mais rapidez e flexibilidade no mercado de capitais,” explicou Sauer. “Também administramos ativamente o perfil de vencimento de nossos passivos.” Entre outras coisas, a ZF já reembolsou totalmente a linha de crédito de 1,35 bilhão de euros obtida durante a pandemia, bem como a tranche de 1,0 bilhão de euros do empréstimo usado para financiar a aquisição da WABCO com vencimento no próximo ano.
Título verde para energia limpa e tecnologia de transmissão sustentável
A estratégia de sustentabilidade da ZF também se reflete no setor financeiro. Pela primeira vez, a empresa emitiu um título verde em abril. A receita de 500 milhões de euros irá apoiar os empreendimentos futuros dos negócios de energia eólica e mobilidade elétrica. O título de seis anos com rendimento de 2,0%, direcionado a investidores institucionais, despertou grande interesse e superou seis vezes além da oferta.
Para cumprir as disposições da lei antitruste indiana, a ZF vendeu sua participação de 49% na joint venture Brakes India durante a aquisição da WABCO em junho. Depois que a participação na subsidiária WABCO Índia foi aumentada de 75% para 93% em 2020 como parte de uma oferta pública de aquisição obrigatória, a participação foi reduzida para 77% no primeiro semestre de 2021 (mais 2% serão vendidos no segundo semestre do ano, de forma que uma cota de 75% das ações seja finalmente restaurada).
Perspectivas para o segundo semestre
Com o slogan “Next Generation Mobility. Now!” A ZF apresentará suas soluções e ideias para a mobilidade de amanhã no IAA Mobility 2021 em Munique. De 7 a 12 de setembro, a empresa estará presente nos salões de feiras da capital bávara (estande A1.B80). O novo conceito vai muito além do automóvel, abrangendo todos os segmentos da mobilidade individual e pública e oferece a plataforma perfeita para mostrar o amplo portfólio de tecnologias da ZF. No centro da apresentação estão o “carro definido por software” e as tecnologias de sistema para veículos elétricos de longo alcance, como os usados na série de corridas de Fórmula E. No entanto, os componentes e sistemas apresentados pela ZF não são sonhos do futuro. De acordo com o mote da apresentação, todos já podem ser encomendados ou estão em fase de lançamento no mercado.