A empresa brasileira De Marchi, de frutas e vegetais minimamente processados, tem procurado aumentar ainda mais a qualidade dos seus produtos nos últimos anos e adquiriu recentemente a máquina de classificação Tomra 5B da Tomra Food. As expectativas estão bastante altas quanto aos resultados que podem vir a ser alcançados com esta inovação na planta.
O Grupo De Marchi atua desde o cultivo em grande escala de frutas, legumes e verduras, até a produção de uma ampla gama de alimentos congelados e comercialização de alimentos “in natura” para o Brasil e exterior. Com um mercado cada vez mais exigente e pautado pela produção e o consumo mais consciente, a empresa procura dar um passo em frente para atender as demandas do mercado, com produtos com mais qualidade, mais saudáveis e acima de tudo mais sustentáveis.
“A Tomra Food foi uma escolha importante e que está alinhada com aquilo que é a estratégia atual da De Marchi”. Foi com estas palavras que Carlos Alberto De Marchi, Diretor Industrial da De Marchi, explicou a opção pela empresa norueguesa na hora de automatizar a planta. O responsável explica que a Tomra “está alinhada com os padrões da De Marchi, traz uma segurança aos produtos que estamos produzindo e conseguimos aliar rentabilidade, confiabilidade e velocidade nos processos para atingirmos outros patamares.”
O mercado de hortifruti no Brasil vem crescendo bastante e é hoje uma parte muito importante para a economia. Em suma, o agronegócio e a agricultura representam uma porcentagem superior a 23% do produto interno bruto. Apesar de não estar ainda enraizada na dieta da população brasileira, a verdade é que o universo de frutas e verduras tem vindo a crescer muito, potencializada pelos alimentos naturais e orgânicos, que vêm ganhando preferência do consumidor devidos aos benefícios para a saúde.
Uma parceria importante para a linha de produção
Carlos Alberto De Marchi sublinha a importância dessa parceria com a Tomra. “A máquina da Tomra será muito importante para linha de produção, sabemos que este equipamento proporcionará uma grande evolução. Não foi avaliado somente o fato do aumento da rentabilidade, mas uma parte importante foi o grau de segurança dos alimentos que a máquina agrega para o produto. Além disso, sabemos que o trabalho de mão de obra se torna cada dia mais complexo, as pessoas não conseguem fazer o trabalho repetitivo com alto grau de concentração por muito tempo, portanto a máquina aumenta muito o a confiabilidade no processo de seleção”.
Para João Medeiros, gerente comercial da Tomra Food Brasil e Argentina, “essa parceria é chave num setor tão importante como do hortifruti”. O responsável explica “que a De Marchi é uma empresa inovadora, com forte presença no mercado nacional e internacional, sem dúvidas, uma parceria muito importante para Tomra no segmento de frutas e vegetais minimamente processados. É uma honra fornecer uma solução de alta tecnologia de classificação óptica de alimentos para uma das maiores empresas do ramo no Brasil”.
Como sempre existiu um trabalho conjunto entre a Tomra e o cliente. “A solução foi desenhada em conjunto com a De Marchi, com muito cuidado nos detalhes, pois a variedade de produtos do cliente é grande e exige uma solução completa que possa agregar valor a todos os produtos da linha. A demonstração da máquina no moderno centro de testes da Tomra em Santiago no Chile, também foi de grande importância para definição do projeto”, sublinha João Medeiros.
Como já mencionado, a máquina classificadora da Tomra está prevista ser instalada em breve e de ambas as partes existe o sentimento de que é o início de uma longa parceria. “Estamos seguros de que esse foi apenas o início de uma grande e duradoura parceria, pois a De Marchi está constantemente buscando inovações, seja na área industrial ou no campo, para atender seus clientes com excelência e conquistar novos mercados”, conclui o responsável da Tomra Food.