Piracicaba é a cidade do interior com o maior número de empresas responsáveis por biofertilizantes, com seis projetos
Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o interior do estado de São Paulo é um importante polo de empresas que buscam alternativas para fertilizantes no País. Entre os 79 projetos apoiados pela entidade para o desenvolvimento de biofertilizantes, 51 estão localizados no estado de São Paulo, sendo que 75% deles são liderados por empresas do interior, em um total de 22 cidades diferentes.
“Os consumidores estão mais exigentes, buscando consumir alimentos mais saudáveis, ao mesmo tempo em que o setor agrícola tem buscado soluções para uma produção mais sustentável. E o interior de São Paulo tem atuado fortemente para atender a essa demanda urgente da agroindústria”, destaca o presidente interino da Embrapii, Igor Nazareth.
Piracicaba é a cidade com o maior número de empresas responsáveis por biofertilizantes, com seis projetos, seguida por Campinas, Ribeirão Preto, Salto e São Carlos, todas com quatro iniciativas cada.
No ano de 2022, a Embrapii investiu um recorde de R$ 22 milhões em 18 projetos para o desenvolvimento de biofertilizantes, um aumento de 22% em relação a 2019, período anterior à pandemia do coronavírus.