A alavanca do câmbio de um trator é um componente fundamental do sistema de transmissão desse veículo. Ela é responsável por controlar as diferentes marchas e velocidades que o trator pode alcançar, permitindo ao operador adaptar a potência e a velocidade do veículo de acordo com a tarefa que está sendo executada.
Geralmente localizada na cabine do trator, a alavanca do câmbio possibilita a seleção das marchas de avanço (para mover o trator para frente) e marchas de ré (para movê-lo para trás). Dependendo do modelo do trator, a alavanca do câmbio pode oferecer várias opções de marchas, como baixas e altas, bem como marchas intermediárias.
Conheça as regulagens no trator para implementos montados nos três pontos
A capacidade de escolher a marcha correta é crucial para otimizar a eficiência do trator agrícola durante diferentes tarefas agrícolas, como arar o solo, plantar, colher, transportar cargas e outras atividades.
A alavanca do câmbio permite ao operador adaptar a potência e a velocidade do trator de acordo com as necessidades da operação, garantindo um desempenho eficaz e seguro no campo.
As variações das alavancas de câmbio
Seja através de alavancas ou botões, o câmbio do trator se adapta a cada situação de maneira precisa. Combinando as posições desses componentes, o operador é capaz de selecionar uma ampla gama de velocidades ideais para diferentes operações no campo.
Conheça a utilização da Tomada de Potência TDP
Modelos e tipos de alavancas
A diversidade se faz presente nos tratores, e o câmbio não é exceção. Com modelos contendo duas ou mais alavancas ou botões, a personalização da experiência é evidente. As marcas e modelos oferecem uma variedade de alavancas, cada qual com sua forma, quantidade e denominação únicas, contribuindo para a identidade de cada trator.
Assista ao vídeo a seguir, produzido pelo Senar, e saiba mais sobre o assunto:
ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90
➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!