
A Stara apresenta durante o Show Rural Coopavel o distribuidor por barra e pulverizador Spartakus, equipamento que reúne, em um único autopropelido, funções de distribuição de fertilizantes, pulverização e semeadura por barras.
O diretor-presidente da Stara, Átila Stapelbroek Trennepohl, ressalta os diferenciais do projeto. “O Spartakus foi desenvolvido a partir de sistemas já consagrados da Stara, agregando diferenciais de capacidade e maior eficiência, além do pacote tecnológico que é reconhecido no mercado. É uma máquina pensada para o produtor que deseja redução e otimização dos custos, com alta precisão em suas operações.”
Segundo Cristiano Buss, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Stara, o destaque da máquina é a possibilidade de realizar a distribuição de fertilizantes nas barras. Com sistema pneumático e faixa de aplicação de 30 m, o Spartakus é equipado com 12 seções de distribuição, posicionadas ao longo das barras em uma distância de 2,5 m entre elas. “O operador pode controlar a taxa de aplicação e realizar o desligamento das seções individualmente, garantindo mais praticidade, assertividade e economia de fertilizante”, enfatiza.
Além de proporcionar uma distribuição uniforme mesmo com a ocorrência de vento, o autopropelido tem como característica a facilidade de calibração e configuração. “É necessário regular apenas a dosagem a ser distribuída, dispensando a calibração da faixa de aplicação com o uso de bandejas, independentemente do produto a ser distribuído”, acrescenta.
Para os produtores que adotam o cultivo de cobertura, o Spartakus também permite a semeadura, utilizando o mesmo sistema de distribuição. Já na pulverização, a máquina incorpora soluções que elevam o desempenho no campo e asseguram uma aplicação de excelência, como os sistemas Bico a Bico e Recirculante Contínuo.
Complementando esse conjunto tecnológico, destacam-se ainda o sistema Sobe e Desce e o Giro Inteligente nas 4 Rodas, assim como o exclusivo sistema de barras centrais, que contribui para maior estabilidade e eficiência operacional.
“Com uma cabine ampla, confortável e silenciosa, a comodidade durante o trabalho é outro grande diferencial Spartakus”, salienta Buss, ressaltando o equilíbrio entre as capacidades dos reservatórios, que contemplam 3.000 litros de calda e 4 m³ de fertilizantes e sementes.
ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90
➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!


