O que você faz em 8 horas? Para Ricardo Basso, produtor de Luís Eduardo Magalhães (BA), esse foi o tempo necessário para bater o recorde de colheita de soja no Brasil. Operando ele próprio uma colheitadeira CR 10.90 IntelliSense, da New Holland, com configuração original, Basso colheu impressionantes 481,2 toneladas em 8 horas consecutivas, estabelecendo um novo recorde nacional e também da agricultura brasileira. O feito foi certificado pelo RankBrasil, entidade independente que homologa recordes nacionais desde 1999.
“Não é fácil bater um recorde desses. É um desafio muito duro. A expectativa quando planejamos era de que fosse ser mais fácil, mas não foi. São muitas variáveis que precisam dar certo para a coisa acontecer. Na hora, a mão da gente sua, mas foi muito gostoso. Todos estavam empenhados para bater o recorde. Fiquei muito feliz por ter conseguido”, explica Basso.
“Estamos muito orgulhosos de poder participar da conquista desse novo recorde, que é um recorde também da agricultura brasileira. A New Holland busca disponibilizar aos nossos clientes produtos e serviços inovadores, que possibilitam otimizar o trabalho no campo, reduzir custos e aumentar a produtividade, permitindo aproveitar melhor as janelas operacionais que são cada vez mais estreitas. Com soluções como a CR IntelliSense™, que possui tecnologia de inteligência artificial embarcada, estamos contribuindo para que o agro brasileiro revele toda a sua pujança, batendo recordes a cada dia”, afirma Márcio Contreras, diretor de Marketing Comercial da New Holland para a América Latina.
Bucher Hydraulics reforça estratégia de expansão e anuncia nova sede em Canoas
Equipada com uma plataforma New Holland by MacDon de 50 pés Draper, a CR 10.90 IntelliSense cobriu uma área de 131 hectares, colhendo o equivalente de 8.020 sacas de soja no total (mais de 1.000 sacas/h), operando a uma velocidade média de 11,1 km/h e com um percentual de perda de apenas 0,4%. O recorde anterior, registrado em 2017 em uma propriedade em Formosa do Rio Preto (BA), foi alcançado também por uma máquina New Holland: a CR 8.90, que colheu 439,7 toneladas de soja em 8 horas consecutivas. Na ocasião, a velocidade média de operação foi de 8,5 km/h.
De acordo com Adílio Campolina, gerente regional de Serviços Oeste BA/PI da PME Máquinas, concessionária New Holland, a colheitadeira recordista é uma máquina de uso corrente do cliente e o desafio foi deixá-la na melhor condição possível para obter a performance desejada.
“Além de empresário e agricultor, o Ricardo Basso sempre fica na operação. Ele conhece muito bem a lavoura e sabe onde pode exigir mais da máquina. A somatória disso tudo, do planejamento aliado ao conhecimento do produtor, foi o principal ponto para tornar esse recorde possível”, diz.
Para Marcel Gregório, gerente de Divisão Oeste BA/PI da PME Máquinas, se não fosse a proximidade da concessionária com o cliente, talvez não fosse possível concretizar o recorde. “Nosso principal diferencial é o relacionamento. Quando um cliente consegue bater um recorde desses, num produto que é corrente, é uma alegria muito grande. O mérito é todo do Basso, mas a gente se sente participante desse momento, de conseguir vencer nosso recorde de cada dia”, pontua.
Durante o processo de colheita, a CR 10.90 IntelliSense, que pesa quase 22 toneladas, não apresentou quebra mecânica e praticamente não teve perda de grãos. Máquina 100% conectada, as informações de colheita foram acompanhadas em tempo real. “Foi uma colheita em condições reais, em uma área real, em que a máquina entregou, além da qualidade do grão, a performance robusta que se esperava dela”, afirma Mauro Maraia, especialista em Marketing Tático de Colheitadeiras da New Holland.
Safra recorde
De acordo com o RankBrasil, o desempenho da CR 10.90 IntelliSense comprova a evolução da agricultura brasileira e a capacidade do país de se destacar no cenário global da produção de grãos. Um exemplo é a projeção feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que prevê uma safa recorde no país para 2024/25, com 328,3 milhões de toneladas, sendo que deste total 167,4 milhões de toneladas são de soja – 13,3% a mais do que na safra passada.
“Este recorde foi incrível e foi uma honra acompanhar o feito pessoalmente, pois marca a história da agricultura brasileira e do RankBrasil. A tecnologia vem avançando a cada dia, pois acompanhamos esse processo 8 anos atrás e notamos a evolução do maquinário agrícola e da forma como os profissionais hoje conduzem os trabalhos no campo. Estão todos de parabéns, não apenas o Ricardo Basso mas também o pessoal da PME e da New Holland, que trabalharam muito para este recorde acontecer”, diz Luciano Cadari, diretor do RankBrasil.
ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90
➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!