Máquinas e Inovações Agrícolas

Agritechnica 2023 deve ser vitrine para empresas brasileiras

AGRITECHNICA 2019, Länderpavillon xxx. 14.11.2019, Hannover. Foto: Swen Pförtner +++ swenpfoertner.com

Empresas nacionais participam da Agritechnica 2023 com o objetivo de ampliar atuação nos mercados internacionais

por Clarisse Sousa – Após quatro anos desde a última edição, a Agritechnica retorna de 12 a 18 de novembro, em Hanover, na Alemanha, com altas expectativas por parte do setor de máquinas e equipamentos agrícolas. Reconhecida como o maior evento mundial em seu segmento, a feira costuma ser palco para os principais lançamentos da indústria. Mais uma vez, o Brasil marca presença contando não apenas com a participação de sindicatos, associações e entidades ligadas ao setor, mas especialmente com empresas que buscam expandir mercados e fazer negócios. 

A indústria brasileira terá estandes individuais e coletivos em dois pavilhões para mostrar produtos nacionais. O Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) levará dez associados, enquanto a Associação Brasileira de Máquinas (Abimaq) será responsável pela participação de 9 empresas de médio e grande porte. Outras três empresas participarão individualmente. É o caso da Metisa, Braslux e Hexagon.

O Brasil também participa institucionalmente com a ApexBrasil e representantes dos ministérios da Agricultura (Mapa) e do Desenvolvimento e Indústria (Mdic), além da Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo) e do Sindicato das Indústrias de Fertilizantes (Sindifert). O objetivo da delegação é apresentar as atuais oportunidades de negócios no o agro brasileiro.

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Em 14 de novembro, o governo brasileiro participa de uma conferência que debaterá sobre as oportunidades de investimentos nos mercados de exportação da Argentina, do Brasil e Uruguai. “Trata-se de uma conferência que oferecerá uma visão sólida desses mercados agrícolas que são extremamente promissores. Os temas irão abordar principalmente o potencial e as tendências do mercado, as oportunidades de crescimento e desenvolvimentos de mercado no setor agrícola e as inovações tecnológicas e de sustentabilidade”, conta Brena Bäumle, diretora da Bäumle Organização de Feiras, representante oficial da DLG para o Brasil desde 2019.

“Os números da feira enchem os olhos das empresas exportadoras brasileiras que têm hoje seu foco de negócio muito voltado para parcerias, importação, exportação e joint ventures”, ressalta. A previsão, segundo ela, é superar 450 mil visitantes profissionais de 135 países distintos. “Nossos expositores estão preparando suas agendas de reuniões e contatos, com algumas levando até uma equipe de dez pessoas para o evento.”

Expectativa de negócios

A Metisa participa da Agritechnica desde 2003. A feira tem sido porta de entrada para a fabricante de peças agrícolas no mercado europeu. “A feira nos proporciona um cenário para interagir com clientes, identificar novas oportunidades de negócios, analisar concorrentes e compreender as tendências agrícolas atuais”, explica Solange Sdrigotti, responsável pela área de vendas para a Europa da empresa. 

Ela comenta que o mercado europeu é “bastante competitivo e exigente” e que a Metisa tem crescido no continente graças à “constante participação na Agritechnica”. A frequência tem permitido que a empresa incorpore as tendências e direcione seus investimentos no aprimoramento de seus produtos de acordo com as exigências internacionais. Assim, pode oferecer produtos mais adaptados à realidade europeia.

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Outra empresa com histórico de participação na feira é a Colombo. Comemorando 50 anos e com nova identidade visual em seus equipamentos, a marca apresentará a recolhedora de feijão Double Master IV. “Entendemos que é uma oportunidade também para continuarmos com o rebranding, revelando a nova paleta de cores dos produtos”, explica Rodolfo Juliano de Souza, gerente Comercial de Exportação da Colombo. 

“A feira nos aproxima dos clientes europeus e do continente africano. Trata-se de um momento para apresentar novidades e programar o ano seguinte. As expectativas são de alavancagem de volume, abertura de novos mercados e manutenção de relacionamentos de longa data”, conclui o gerente.

 

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