• Newtec

Agropecuária cai 0,9% no 2º trimestre, mas acumula alta de 17,9% no semestre

Apesar de registrar queda no 2º trimestre, agropecuária tem o melhor resultado entre os setores na comparação anual, com 17%

Agropecuária cai 0,9% no 2º trimestre, mas acumula alta de 17,9% no semestrepor Clarisse Sousa – O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,9% no 2º trimestre, na comparação com o 1º trimestre deste ano. É o oitavo resultado positivo consecutivo, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira, 01, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para a agropecuária, os dados mostram uma queda de 0,9% no 2º trimestre frente ao trimestre anterior e um crescimento de 17% na comparação anual, o melhor resultado entre os setores.

Esse resultado do 2º trimestre da agropecuária já era esperado. Isso porque o setor teve um 1º trimestre acima da média, quando o PIB alcançou uma alta de 21% (ver gráfico abaixo). A retração, portanto, se deve, principalmente, à base de comparação elevada, conforme explica a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

“Se olharmos o indicador interanual, vemos que a agropecuária é a atividade que mais cresce. O resultado é menor porque é comparado ao trimestre anterior, que teve um aumento expressivo. Isso aconteceu porque 60% da produção da soja é concentrada no primeiro trimestre”, analisa Rebeca.

Segundo ela, com a diminuição do peso da cultura da soja no segundo trimestre, aumenta a participação de outros produtos, como o café, que cresce menos que o principal produto agrícola do país.

Agropecuária cai 0,9% no 2º trimestre, mas acumula alta de 17,9% no semestre

Comparativo anual

Na comparação com o 2º trimestre de 2022, o PIB nacional cresceu 3,4%. A agropecuária, nesta comparação, teve o melhor resultado entre os setores com crescimento de 17%. Segundo o IBGE, essa alta está relacionada ao bom desempenho de alguns produtos como a soja, o milho, o algodão e o café. As estimativas da pecuária também contribuíram com o resultado.

BNDES libera mais R$ 5,1 bilhões para o Plano Safra 2023/2024
Resultado do semestre

No primeiro semestre, o PIB brasileiro cresceu 3,7%. “No semestre, o destaque é o setor agropecuário, que teve um ótimo resultado por causa das safras recordes de soja e milho”, explica a pesquisadora. No período, os três grandes setores cresceram: agropecuária (17,9%), indústria (1,7%) e serviços (2,6%).

 

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Deixe um comentário

Leia mais

  • Bucher Hydraulics
  • rokim Portal Maquinas Agricolas
  • rokim Portal Maquinas Agricolas
  • Bucher Hydraulics

Empresas parceiras do jornalismo agrícola de qualidade

O Portal Máquinas Agrícolas é uma plataforma integrada de informação, conhecimento e serviços sobre mecanização e inovações agrícolas.

 

Rua Félix de Sousa, 305
04612-080 – São Paulo – Brasil
Telefone: +55 (11) 5042-5260

Newsletter

LOCALIZAR NOTÍCIA NO PORTAL

© BMComm | Portal Máquinas Agrícolas  ::: Site desenvolvido por Código 1 TI

Assine nossa Newsletter