Depois da Pink Farms, mineira Flowins se torna um verdadeiro sucesso e atrai diversos investidores interessados no mercado de produtores de café
As agtechs estão com tudo. Depois da Pink Farms, é a vez da mineira Flowins na plataforma de crowdfunding SMU Investimentos, maior plataforma de crowdfunding de investimentos em startups do Brasil. Em apenas quatro dias a empresa conseguiu captar a meta que tinha projetado para 30 dias, um acumulado de R$ 500 mil. O sucesso foi tanto que, os investidores, que também são produtores e já utilizavam a solução da empresa, iniciaram o movimento para serem sócios da startup.
A Flowins atua como uma solução one-stop-shop, criada de produtor para produtor, que auxilia o cafeicultor a ter domínio do seu produto, melhorar a qualidade e encontrar o comprador ideal para o seu café. Ou seja, a empresa atua na gestão de fazendas de café, desde o manejo das lavouras até o pós-colheita, análise da qualidade e intermediação da venda (rastreabilidade completa).
Além disso, a empresa conecta produtores aos compradores ideais ao redor do mundo – reduzindo intermediários e alcançando preços superiores aos praticados anteriormente. O mais interessante é que os fundadores também são produtores de café e, por isso, entendem e vivenciam as dores do mercado.
Em um mercado em que há, no mundo, 25 milhões produtores de café, com uma produção de 168 milhões de sacas, e onde o Brasil é responsável por cerca de 30% desse montante, sendo o maior produtor, exportador e consumidor de cafés do mundo, a empresa se posiciona com uma eficiente solução.
A pioneira SMU tem uma grande responsabilidade à frente da captação da Flowins, afinal ela é a principal investidora da rodada de investimento. Atualmente, a startup e todos os seus sócios colocam recursos próprios em todas as captações da plataforma, criando assim um alinhamento de interesse com os investidores, bem como passando maior credibilidade e confiança para startups investidas.