Além das vendas. O Grupo AGCO, detentor dos produtos Challenger, Massey Ferguson e Valtra, desde 2009 passou a atuar no nicho de locação, com as marcas Massey e Valtra, por meio da criação da unidade AGCO Rental. “Essa modalidade de negócios surgiu da solicitação dos próprios concessionários, que viram a tendência de locação aparecer no mercado brasileiro”, explica Gladimir Franco, gerente da AGCO Rental.
Franco aponta que o aluguel de máquinas e equipamentos já é uma tendência mundial, e que na Argentina isso ocorre há pelos menos dez anos. “A colheita dos grãos no país vizinho é realizada por empresas terceirizadas. Lá existe a figura do ‘contratista’. Ele é dono de frota e percorre o país com tratores e colheitadeiras, alugado-os de acordo com o calendário de safras”, frisa.
Apesar da AGCO atuar na venda, Franco não vê uma concorrência no próprio grupo. Os segmentos que fazem a opção por esse tipo de serviço são bem específicos, segundo ele. Hoje, entre os clientes da AGCO, estão os competidores do mercado sucroalcooleiro Cosan e Louis Dreyfus, que operam 36 usinas em todo o País. No caso dessa locadora, o aluguel ocorre em todo o território nacional, operado pelas concessionárias do grupo. O processo está em implantação nas concessionárias e até 2014 deverá estar presente em 80% delas.
Para Franco, é possível perceber um crescimento de 10% na procura por locação de máquinas e equipamentos, anualmente. “Tendência que se vê crescendo no segmento do agronegócio, construção civil e até mesmo na área de lazer, com os geradores de energia”, diz. “A julgar pelo crescimento previsto da produção brasileira, reforçado pelo número de usinas que deverão ser construídas para dar conta do aumento de demanda por álcool e açúcar, o negócio está apenas começando”, pontua.
Para os clientes locadores, a AGCO oferece a manutenção dos equipamentos e a capacitação da mão de obra, que são realizadas pelas concessionárias autorizadas. “Para operar adequadamente as máquinas e tirar o máximo de proveito da sua potencialidade, oferecemos ao operador todo o suporte técnico”, conclui Franco.