Máquinas e Inovações Agrícolas

Artigo – A revolução dos tratores inteligentes

o desenvolvimento da agricultura brasileira há mais de 20 anos e pude perceber como a mecanização se disseminou no meio rural. Mas esse é só o começo de uma grande transformação digital do agronegócio. Uma revolução que virá da parceria entre fabricantes de máquinas e desenvolvedores de soluções completas de tecnologia.

Cada vez mais indispensáveis, as máquinas agrícolas também serão cada vez mais tecnológicos. Equipados com computadores de bordo, já são capazes de tornar as rotinas do campo mais precisas e eficientes, aumentando significativamente a produtividade. Na Hexagon, desenvolvemos tecnologias embarcadas para fabricantes de tratores  e implementos, com o objetivo de transformá-las em verdadeiras ferramentas tecnológicas para eficiência agrícola. Afinal, essa é nossa missão como empresa, preparar a indústria agrícola para alcançar maior produtividade.

Para prover alta tecnologia aos nossos clientes, investimos até 12% de nossas vendas líquidas em Pesquisa e Desenvolvimento, aprimorando um portfólio global de tecnologias. O resultado para os fabricantes (nossos clientes e parceiros) são soluções completas e customizáveis que aumentam o potencial de venda das suas máquinas e, consequentemente, trazem resultados ao produtor agrícola. Para garantir tranquilidade aos clientes, promovemos treinamentos das equipes técnicas e comerciais e mantemos centros avançados de assistência técnica, combinados com um sistema único de suporte remoto, diagnóstico e ajuste dos equipamentos conectados.

Os tratores inteligentes equipados pela Hexagon podem, por exemplo, controlar a quantidade de sementes colocadas ao solo e monitorar com alta precisão a aplicação de fertilizantes. Além disso, funções como o Piloto Automático permitem que o operador do trator obtenha maior velocidade, praticidade e qualidade na atividade realizada, mantendo-se sempre na rota desejada com precisão, conforto e segurança. Dessa forma é possível agregar valor ao trator ou, no caso de fazendas corporativas, à frota de máquinas agrícolas, alcançando o potencial máximo do campo.

Uma grande tendência do mercado de OEM é levar inteligência e inovação tecnológica para as pontas do processo, sempre com o objetivo final de reduzir os custos e aumentar a lucratividade do produtor. Por isso, computadores de bordo deixaram de ser meros coletores de dados e passaram a interferir de forma ativa nos processos de uma fazenda. Na Hexagon, trabalhamos para que os dados coletados sejam apenas o ponto de partida, a matéria-prima para uma série de soluções inteligentes implementadas na própria máquina. Com técnicas como as de machine learning, melhores práticas podem ser aprendidas pelos sistemas, tornando possível a identificação de perfis de operação, a recomendação de ajustes e parametrização e a sincronização da máquina com outros equipamentos e processos. É assim que colocamos em prática nossa visão de apoiar empreendedores rurais a fazer a transformação digital inteligente no campo.

Por Bernardo de Castro, presidente da Hexagon Agriculture

Compartilhar