• Newtec

Bahia Farm Show debate sobre o uso sustentável de recursos hídricos

Fórum de Abertura debaterá o “Uso e Monitoramento do Aquífero Urucuia para uma melhor gestão das águas”

Bahia Farm Show debate preservação e uso sustentável dos recursos hídricos A Bahia Farm Show 2024 iniciará a programação oficial de palestras na próxima terça-feira (11), às 16h, com o tradicional Fórum de Abertura, que trará como tema o “Uso e Monitoramento do Aquífero Urucuia para uma melhor gestão das águas”.

O tema vai focar no Estudo do Potencial Hídrico que vem sendo desenvolvidos pelos produtores rurais, por meio da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para entender a dinâmica do Aquífero Urucuia, por meio de medições e monitoramento em tempo real, e que futuramente vai permitir, maior segurança para a agricultura irrigada e para os múltiplos usos.

O evento vai trazer para o debate nomes ligados ao tema, como o pesquisador Everardo Mantovani, da UFV; o pesquisador e gerente de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil, Amilton Cardoso; e o produtor rural Júlio Busato.

Para o presidente da Aiba e da Bahia Farm, Odacil Ranzi, que também integrará a mesa de debates, a escolha do tema demonstra a dedicação e o apreço que os produtores rurais baianos possuem pela temática ambiental.

“Esta é uma iniciativa inédita em todo o Brasil, e temos muito orgulho em compartilhar o andamento deste estudo dentro da Bahia Farm. O sistema de monitoramento hídrico será uma ferramenta fundamental para a melhor gestão dos recursos hídricos da região e para otimizar o uso da água na produção de alimentos”, afirma.

O Fórum de abertura da Bahia Farm Show vai atualizar sobre o andamento do projeto que está atualmente em sua terceira etapa, e contempla o Programa de Monitoramento dos Mananciais Hídricos Superficiais e Subterrâneos, por meio de um sistema para acompanhar em tempo real o comportamento dos corpos hídricos da região oeste da Bahia.

O Aquífero Urucuia compreende um manancial hídrico subterrâneo situado em sua maior parte no Oeste da Bahia, mas que abrange também os estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Maranhão e Piauí. O aquífero é uma fonte significativa de água doce, responsável pela formação perene dos rios Grande e Corrente e seus afluentes, bastante influentes nas bacias hidrográficas da região contribuindo com a vazão do Rio São Francisco.

Programação

Nesta edição, a solenidade de abertura oficial, com autoridades representantes do setor agrícola, será realizada na segunda-feira (10), um dia antes do início da feira, que ficará aberta para a visitação entre os dias 11 e 15 de junho.

 

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90
➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

 

Deixe um comentário

Leia mais

  • Bucher Hydraulics
  • rokim Portal Maquinas Agricolas
  • rokim Portal Maquinas Agricolas
  • Bucher Hydraulics

Empresas parceiras do jornalismo agrícola de qualidade

O Portal Máquinas Agrícolas é uma plataforma integrada de informação, conhecimento e serviços sobre mecanização e inovações agrícolas.

 

Rua Félix de Sousa, 305
04612-080 – São Paulo – Brasil
Telefone: +55 (11) 5042-5260

Newsletter

LOCALIZAR NOTÍCIA NO PORTAL

© BMComm | Portal Máquinas Agrícolas  ::: Site desenvolvido por Código 1 TI

Assine nossa Newsletter