Máquinas e Inovações Agrícolas

Efeito doping e sistema hidráulico e capacidade multiuso

O Bobcat TL470 trouxe a vantagem de um tratamento “dopante” que leva sob os capôs do levantador um novo sistema hidráulico e, obviamente, um novo motor para fazê-lo funcionar no máximo de sua capacidade.

Porém, atenção! Não se trata de uma substituição precoce da versão anterior, mas de um modelo que completa o existente e que, com a sigla TL470 HF (highflow), indica uma capacidade hidráulica que confere um plus ao desempenho, o que é bastante cômodo para uma empresa agrícola.

Equipamentos hidráulicos suplementares, maior fluidez no levantamento e reboque, rendimentos em diversos tipos de escavação, equiparável a uma pequena pá carregadeira… Em resumo, o verdadeiro “faz tudo” que muitos procuram.

Mas esse “doping” realmente surtiu os efeitos desejados? Constatamos isso com uma breve, mas significativa, comparação em campo entre as duas versões: normal e HF. Confira como foi, entendendo antes de tudo no que consiste o “doping”.

[imagebrowser id=11]

Load-Sensing no centro de tudo. Tudo gira em torno do novo sistema hidráulico Load-Sensing. Uma mudança radical que exigiu um novo motor: o quatro cilindros Common Rail Perkins 1104D-E44TA, de 97 kW (130 CV) a 2.200 rotações/min. em conformidade com o Stage IIIA. O pacote de partida a frio vem de série. Ele ainda conta com alternador de 110 A e bateria aprimorada. O ventilador é de comando hidráulico reversível, para facilitar a limpeza do corpo radiante. O filtro de ar conta com um pré-filtro ciclônico que elimina as partículas mais finas, típicas do trabalho na agricultura (ensilagem de cereais, ambientes fechados etc.). A engrenagem máxima é de 516 Nm a 1.400 rotações/min. E a cilindrada é de 4,4 litros, o que permite acionar, com fluidez, em regimes de trabalho contidos, a nova bomba de fluxo variável Load-Sensing de 190 litros/min. para uma pressão de trabalho de 255 bar. Trata-se de uma capacidade quase dobrada em relação aos 100 l/ min. da bomba de engrenagens do TL470, e – também considerando o controle com regulagem automática da carga característica da lógica Load Sensing – tem-se uma contemporaneidade de trabalho que aproxima o uso do TL470 HF àquele de uma boa pá carregadeira de médio porte, mais do que a um clássico levantador telescópico. A isso se acrescenta uma capacidade hidráulica suplementar de 150 l/min. voltada ao acionamento de equipamentos complementares, que representam um dos principais pontos fortes do Bobcat.

O aumento geral nos tempos de ciclo dessa importante mudança resume-se aos dados da tabela desta matéria. Por isso, a mudança no sistema pediu um novo motor mais possante (+30% de potência líquida em relação ao Perkins 1104D-44TA de 745 kW/100 CV do TL470), mas o Bobcat não se limitou apenas a isso. As tubulações do sistema foram todas revistas, diminuindo em 40% os pontos potenciais sujeitos a perdas e reduzindo o comprimento médio dos flexíveis em 25%. Não bastou mudar uma bomba; trabalhou-se em tudo aquilo em torno dela.

O braço e os acessórios. O braço é o mesmo do TL470, mas com algumas atualizações que também envolveram a versão básica. Os encaixes rápidos do sistema hidráulico foram emprestados das minipás Bobcat e integrados na estrutura sem tubulações à vista. A altura máxima atingível é equivalente a 7 metros com 3.000 kg de capacidade útil, satisfazendo as exigências da maioria das empresas agrícolas. Já a capacidade nominal é de 3.500 kg para 1.500 kg na distância máxima do braço. No TL470 HF, a suspensão do braço que facilita as operações de transporte à distância e preserva transmissão e suspensões são de série.

O encaixe para os acessórios pode ser de dois tipos: o Bobcat Quick-Tach, para quem já tem as minipás da empresa Lince no próprio conjunto de máquinas; ou o suporte porta equipamentos da Manitou, que obedece à filosofia “os maiores mandam, os menores obedecem”. Os demais recursos não se limitam às clássicas forquilhas para pallets ou baldes de escavação – já que se chega a 19 acessórios diferentes entre cestos para materiais leves, escovas, forquilhas para fardos e pinças, sem contar todo o equipamento para a jardinagem e viveiros. Querendo, para quem atua na criação de frangos, também estão disponíveis os faróis azuis em combinação com os padrões.

Compartilhar