• Newtec

Cão-robô do Parque Tecnológico Itaipu encanta participantes do Show Rural

Spot já é usado na Itaipu e Petrobras, mas tem potencial para atuar no setor agro também
Cão-robô do Parque Tecnológico Itaipu encanta participantes do Show Rural

O Espaço Impulso, hub de inovação integrado ao complexo do Show Rural Coopavel, consolida sua característica inovadora desde sua inauguração, em fevereiro de 2022. A Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), parceiros desse ambiente criativo de oportunidades, estão presentes sempre trazendo novidades para a feira.

Nesta semana, além do lançamento de várias parcerias, quem está fazendo sucesso com o público é o cão-robô Spot, uma verdadeira maravilha tecnológica apresentada pelo PTI. Com conexão 5G, o protótipo tem inteligência artificial, câmeras e microfones que são usados para detectar anormalidades. O Spot é conhecido por sua versatilidade em inspeções de infraestrutura crítica, reduzindo custos e evitando colocar em risco a integridade dos colaboradores.

O cão-robô faz parte de um convênio financiado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e tem um objetivo estratégico: viabilizar economicamente o uso de redes privativas 5G. Essas tecnologias são fundamentais para o funcionamento do robô, especialmente em ambientes críticos.

Vendas de máquinas agrícolas recuam 16,2% no mercado doméstico

Na Usina Hidrelétrica de Itaipu e na Petrobras, o Spot já está sendo aplicado na inspeção desses ambientes desafiadores. E agora, o projeto está se expandindo para a Vale, uma grande mineradora. Segundo o engenheiro do PTI, Heber Miguel dos Santos, a ideia é usar o Spot em locais insalubres, onde o acesso humano é difícil ou perigoso. “Ele é capaz de explorar praticamente qualquer ambiente que um ser humano possa acessar, com segurança”.

Spot realiza inspeções detalhadas usando imagens, imagens térmicas e sensores. “Além disso, a versão com braço robótico tem a capacidade de executar algumas tarefas práticas, como fechar válvulas, habilitar ou desabilitar equipamentos e até mesmo manipular objetos. No entanto, seu foco principal ainda é a inspeção crítica dos ambientes, desde detectar rachaduras até monitorar sensores e a temperatura de trabalho”, salienta.

Quanto ao Show Rural, o Spot está aqui no espaço Impulso para mostrar suas habilidades e demonstrar como a tecnologia pode ser aplicada em ambientes industriais e de infraestrutura. O engenheiro garante que ele também tem um grande potencial no agro. “Futuramente esperamos vê-lo atuando também nas fazendas, quem sabe uma versão do Spot Pastor?”, ventilou o engenheiro pensando nas possibilidades de expansão dessa tecnologia desenvolvida pela canadense Boston Dynamics, responsável pela construção de robôs avançados, entre eles, o Spot.

 

 

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Deixe um comentário

Leia mais

  • Bucher Hydraulics
  • rokim Portal Maquinas Agricolas
  • rokim Portal Maquinas Agricolas
  • Bucher Hydraulics

Empresas parceiras do jornalismo agrícola de qualidade

O Portal Máquinas Agrícolas é uma plataforma integrada de informação, conhecimento e serviços sobre mecanização e inovações agrícolas.

 

Rua Félix de Sousa, 305
04612-080 – São Paulo – Brasil
Telefone: +55 (11) 5042-5260

Newsletter

LOCALIZAR NOTÍCIA NO PORTAL

© BMComm | Portal Máquinas Agrícolas  ::: Site desenvolvido por Código 1 TI

Assine nossa Newsletter