Máquinas e Inovações Agrícolas

Case IH lança colhedora de café que aumenta eficiência de colheita

As novas versões da Coffee Express 100 e 200 (CE100 e CE200) da Case IH trazem mudanças que prometem mais desempenho e eficiência na colheita. Entre elas está o novo motor com ajustes hidráulicos, que resultam em maior versatilidade e menor dano ao cafeeiro, segundo a fabricante. O motor de freio hidráulico permite realizar a colheita plena – que é feita com apenas uma passada da colhedora e retirada dos frutos em sua totalidade – sem perder a característica da colheita seletiva, na qual a máquina é utilizada em dois momentos distintos, de acordo com a maturidade dos frutos da planta. A maior quantidade de varetas diminui a necessidade de arraste da planta para derriça, causando menos danos à planta e menor perda de folhas. Para comprovar todo esse desempenho, o modelo passou por testes comparativos, com 33 dias de intervalo entre eles, em uma lavoura de café em Carmo do Parnaíba (MG), 100% irrigada e com mais de 12 anos de idade. Os resultados chegaram a uma derriça até 18% superior, com desfolha de 110 g/planta a menos.

Com potência de 55cv a 2500 rpm, o motor consome cinco litros por hora de trabalho, o que representa uma economia de até 50% de combustível comparado com motores na faixa de 67 cv a 82 cv.

Demais benefícios – o posicionamento da cabine facilita o acesso do operador e sua ergonomia, permitindo também a visualização do trabalho dos rolos derriçadores na planta. Junto ao design da máquina, eles proporcionam menor centro de gravidade, o que garante maior estabilidade de colheita em áreas de declive. As taliscas do transportador horizontal foram reforçadas para garantir maior confiabilidade e durabilidade, reduzindo as intervenções no componente.

Compartilhar