• Newtec

Cerrado baiano se prepara para a Bahia Farm Show 2023

Cerrado baiano se prepara para a Bahia Farm ShowBahia Farm Show 2023 deve movimentar o agro nacional, de 6 a 10 de junho, em Luís Eduardo Magalhães (BA). Presidente Lula confirmou participação no evento

A Bahia Farm Show está prestes a começar e promete ser um grande evento de negócios no Oeste da Bahia. A feira agrícola, considerada uma das mais fortes e consolidadas do Brasil, será realizada de 6 a 10 de junho em Luís Eduardo Magalhães, com uma grande infraestrutura montada na região. Mais de 410 empresas expositoras apresentarão as principais inovações tecnológicas em maquinários e equipamentos agrícolas, além de sementes, defensivos, fertilizantes, veículos, aviões, sistemas de irrigação, softwares e equipamentos de informação em tempo real.

A última edição da Bahia Farm Show registrou R$ 7,9 bilhões em volume de negócios fechados e um público visitante de 101 mil pessoas. Com base nesses resultados, a expectativa para a próxima edição é repetir o mesmo sucesso.

Produção de grãos deve crescer 15,2% na safra 2022/23

“Três meses antes do início da feira, já tínhamos 100% da nossa área comercializada. Aumentamos o número de empresas participantes, e estamos ampliando em 15% a área de todo o complexo, para garantir maior conforto e segurança para que expositores e visitantes tenham a melhor experiência para fechar bons negócios, conhecer as novidades do setor e o mundo tecnológico que envolve o nosso agronegócio baiano”, explica Odacil Ranzi, presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), entidade organizadora da feira.

Safra agrícola contribui para os negócios

Os primeiros levantamentos da atual safra agrícola vêm apontando para mais um ano promissor nas lavouras baianas, o que deverá refletir de forma direta nos negócios que serão fechados na feira. Segundo o último boletim da Aiba, o Oeste da Bahia deverá colher um total de 11,7 milhões de toneladas de grãos, um aumento de 6,7% em relação ao ciclo anterior.

Carro chefe da economia baiana, a soja, em fase final de colheita, deverá garantir uma safra com 7,477 milhões de toneladas, 7,7% a mais do que no ano passado. Milho e algodão também deverão ajudar a elevar os resultados promissores no campo, com previsão de colher 2,2 milhões e 1,4 milhão de toneladas, respectivamente, ambas superando a safra anterior.

Agrishow registra faturamento histórico de R$ 13 bilhões em negócios

Ranzi acredita que, com esses resultados no campo, os produtores estejam capitalizados e pensando em investir cada vez mais em maquinário, tecnologia e soluções para proporcionar ainda mais produtividade para as próximas safras.

“Esperamos que se confirmem os ótimos resultados em campo, não somente na Bahia, mas nos estados vizinhos do Maranhão, Tocantins e Piauí, da área do Matopiba, e que os agricultores venham para a Bahia Farm Show comemorar os resultados com mais investimentos para os seus negócios. Durante a feira teremos os agentes financeiros, com créditos a juros e prazos facilitados, e empresas expositores da área de tecnologia agrícola que vão trazer o que há de mais moderno para ser aplicado nas lavouras, com demonstrações das principais novidades do mercado mundial”, reforça Ranzi.

Para esta edição, o espaço da feira passou de 191 mil para 215 mil m2 com a oferta de novos estandes cobertos e áreas externas destinadas à exposição, lançamento de produtos e demonstração de tecnologia. O evento abrigará, em três auditórios, uma extensa programação de palestras, cursos e oficinas para garantir o intercâmbio de informação e tecnologia entre institutos de pesquisas e empresas. 

Participação do governo

Após polêmica na semana passada sobre a participação do ministro da Agricultura Carlos Fávaro na Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), o presidente Lula (PT) afirmou nesta quinta-feira (11), durante evento na Bahia, que foi convidado por agricultores a participar da feira agrícola Bahia Farm Show 2023, e que deve comparecer.

O presidente Lula chegou a dizer que vai à feira na Bahia para “fazer inveja à Agrishow”. “Fascistas e negacionistas não quiseram que ele [o ministro Fávaro] fosse. Desconvidaram meu ministro”, disse Lula sobre a Agrishow. “Chego aqui na Bahia e os agricultores me convidam para vir à segunda feira mais importante do País”, sinalizou.

A organização da Agrishow afirmou ter alertado o ministro da Agricultura Carlos Fávaro sobre a presença confirmada do ex-presidente Bolsonaro ao evento, dia 1º de maio, mas negou tê-lo “desconvidado”. Fávaro, por sua vez, afirmou que “entendeu o recado” e acabou não comparecendo ao evento, que teve sua abertura oficial cancelada.

Deixe um comentário

Leia mais

  • Bucher Hydraulics
  • rokim Portal Maquinas Agricolas
  • rokim Portal Maquinas Agricolas
  • Bucher Hydraulics

Empresas parceiras do jornalismo agrícola de qualidade

O Portal Máquinas Agrícolas é uma plataforma integrada de informação, conhecimento e serviços sobre mecanização e inovações agrícolas.

 

Rua Félix de Sousa, 305
04612-080 – São Paulo – Brasil
Telefone: +55 (11) 5042-5260

Newsletter

LOCALIZAR NOTÍCIA NO PORTAL

© BMComm | Portal Máquinas Agrícolas  ::: Site desenvolvido por Código 1 TI

Assine nossa Newsletter