Máquinas e Inovações Agrícolas

CNA e Laboremus apresentam colheitadeira de palma forrageira

A máquina colheitadeira de palma forrageira foi desenvolvida pela Laboremus a partir de uma demanda da CNA para facilitar o trabalho dos produtores rurais

O Sistema CNA/Senar participará, de 1 e 5 de maio, da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), com uma programação que envolve o lançamento de máquina colheitadeira de palma forrageira, júri popular do Prêmio CNA Brasil Artesanal – Charcutaria, ações da Comissão Nacional de Mulheres e degustação de produtos artesanais.

No dia 3 de maio, a CNA irá lançar uma máquina colheitadeira de palma forrageira. O equipamento foi desenvolvido pela indústria Laboremus a partir de uma demanda da CNA para facilitar o trabalho dos produtores rurais.

Segundo  informações da fabricante Laboremus, a máquina colhe uma variedade de palma, tais como; doce, gigante, orelha de elefante. Em plantios de fileira única ou dupla entre linhas de centro a centro de 2m ou espaçamento livre para o trator e o vagão.

Sua estrutura é toda em aço reforçado e seu sistema hidráulico é acionado através de uma bomba tracionada por cardan na tomada de força do trator. Seu sistema de tração permite vários graus de liberdade, tais como; transporte sem corte a 180°; transbordo a 35° e transbordo a 90°.

O corte é executado através de dois discos serrilhados, que giram em direções contrárias, permitindo um corte ainda mais perfeito, tornando a rebrota mais rápida e uniforme. Seu sistema hidráulico permite regulagem de altura de 0,25cm até 0,55cm.

O transporte é feito através de esteiras taliscadas, sendo uma principal, que recolhe o corte, e outras três, para fazer o transbordo, sendo a última com possibilidade de ser acionada por pistão hidráulico direto da cabine e podendo ser recolhida a 90° para baixo, durante o transporte ou acionada para regular a altura do transbordo até 3,30m.

Programação CNA

O diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, e a diretora executiva do Instituto CNA, Monika Bergamaschi, participam da cerimônia de abertura oficial da feira na segunda (1). O vice-presidente da CNA e presidente Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa-PB), Mário Borba, vai estar presente no lançamento.

Quem passar pela Agrishow também terá a oportunidade de participar de uma programação especial da CNA em parceria com o Sistema Faesp/Senar, no estande das instituições. Nos dias 2 e 4 de maio o público poderá fazer a degustação harmonizada de produtos artesanais.

Esses produtos são vencedores do Prêmio CNA Brasil Artesanal, uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais para valorizar pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.

Júri popular

A CNA também levará a etapa de júri popular do Prêmio CNA Brasil Artesanal – Charcutaria que vai eleger os melhores salames tipo italiano do País. No dia 3 de maio, os visitantes poderão experimentar os sete salames finalistas do concurso sem ter acesso às informações do produto e do produtor e atribuir nota para cada um.

Liderança feminina

A presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA, Stéphanie Ferreira, e a assessora técnica, Kelly Nascimento, apresentarão no dia 3 de maio, de manhã, a atuação e objetivos estratégicos do colegiado para as produtoras rurais.

Renagro

Durante a feira, o Instituto CNA também fará divulgação do IDAgro Máquinas, com informações sobre a documentação de máquinas e equipamentos no Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas (Renagro).

Compartilhar