Máquinas e Inovações Agrícolas

Como manter o bom funcionamento do sistema de transmissão

Os cuidados necessários para que o sistema de transmissão desempenhe adequadamente as funções para as quais foram projetados

Por Joel Sebastião Alves Eixos, engrenagens, dispositivos de acoplamentos, grupos redutores, transferência de força em ângulos variados, rotações diferenciadas, mancais, buchas, rolamentos, retentores… Esses são alguns dos componentes presentes em um sistema de transmissão e em constante movimento nas máquinas agrícolas. Esses sistemas necessitam de manutenção? E o que se deve observar na operação? Quais os cuidados necessários para que desempenhem adequadamente as funções para as quais foram projetados?

Primeiro, devemos considerar que manutenção e operação de um sistema de transmissão caminham lado a lado. A manutenção plena somente é possível com operação adequada, e vice-versa, dado que a operação correta depende da manutenção apropriada. Assim, ao abordarmos um aspecto é necessário tratar também do outro. A transmissão especificamente, que é onde o operador exerce sua prática cotidiana, requer cuidados e orientações, sobretudo em relação à embreagem, caixa de marchas e seleção dos grupos redutores.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Já possui cadastro? Faça o seu  Login.
É fácil, rápido e vale muito a pena!





Compartilhar