Máquinas e Inovações Agrícolas

Congresso deve apresentar balanços e novidades para o setor de aviação agrícola

Foto: Graziele Dietrich/Sindag

A edição deste ano do Congresso Nacional de Aviação Agrícola (Congresso Sindag) vai ocorrer de 22 a 24 de junho, no Aeroporto Municipal Tancredo Neves, em Botucatu (SP). Toda a estrutura montada para receber os 40 estandes da mostra de tecnologias e equipamentos ocupa uma área de 3,4 mil metros quadrados.

O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), que promove o evento, está apostando em uma programação com debates mais densos. Prova disso é a realização do Fórum Brasileiro de Aviação Agrícola, que vai ocorrer já no primeiro dia da programação, colocando à mesa, junto a representantes de diversos escalões e de vários órgãos da esfera governamental.

O evento deve apresentar balanços e novidades sobre o programa de Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS – primeiro selo de qualidade ambiental do setor no mundo) e da parceria com a Embrapa para a pesquisa sobre técnicas e tecnologias de pulverização em lavouras consideradas estratégicas para o País.

A programação do Congresso 2016 deve ganhar uma nova energia também pela participação da coirmã norte-americana do Sindag. A National Agricultural Aviation Association (NAAA) estará pela primeira vez no evento, representada pelo seu secretário, Graham Lavender, que deve falar ao público sobre o atual cenário em seu país e as atividades e estratégias adotadas pela NAAA. O que somará bastante à troca de experiências com operadores aeroagrícolas da Argentina, Uruguai e de outros países da América Latina, normalmente presentes no evento.

Demonstrações aéreas

Como em todos os anos, o Congresso Sindag 2016 também terá exposição de aeronaves e demonstrações aéreas. Porém, mais elaboradas. A intenção é que, além das simulações de pulverizações e alijamentos em voos frente ao público, as fabricantes façam também uma demonstração mais direcionada aos diferenciais de suas aeronaves. O que pode ser uma explanação sobre os equipamentos com o avião ainda em terra, ou até uma pulverização com o uso de papéis hidrossensíveis, para que todos possam comprovar a faixa de aplicação da aeronave.

Por conta disso, as demonstrações serão com um fabricante a cada dia e não mais todos voando em sequência diariamente. O programa começa com a palestra sobre o produto ao público no auditório. Em seguida, todos são convidados a irem para o pátio para conferir as demonstrações de voo. 

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