Congresso do Algodão destaca os benefícios das tecnologias de irrigação

O Congresso Brasileiro do Algodão reúne toda a cadeia produtiva algodoeira para discutir os principais desafios e as inovações do setor

Congresso do Algodão destaca os benefícios das tecnologias de irrigação

Com a colheita de mais de 3,7 milhões de toneladas de algodão, a safra 2023/2024 levou o Brasil ao posto de maior produtor da fibra do mundo. De acordo com os dados divulgados pela Agência Brasil, o país também se tornou, oficialmente, e pela primeira vez na história, o maior exportador mundial de algodão, superando os Estados Unidos. Os resultados comprovam o potencial da cultura, que com o auxílio de tecnologia pode ir muito além. É diante deste cenário de oportunidades que acontece de 3 a 5 de setembro, em Fortaleza/CE, a 14º edição do Congresso Brasileiro do Algodão (CBA).

Promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), o Congresso Brasileiro do Algodão reúne toda a cadeia produtiva algodoeira. A cada dois anos, produtores, pesquisadores, agrônomos, investidores e outros membros do setor participam do encontro que envolve pesquisa, inovação, conhecimento e networking.

O evento reunirá especialistas para discutir as principais inovações do setor. Neste ano, entre as novidades estão as tecnologias para irrigação. De acordo com Eduardo Navarro, vice-presidente da Lindsay América Latina, “nos últimos anos, o cotonicultor sofreu muito com as secas que impactaram na produtividade. A Lindsay entende isso, busca estar presente apresentando à classe produtora suas inovações em pivôs e tecnologia de manejo da irrigação para cultura”, destaca.

As tecnologias da irrigação podem proporcionar diversos benefícios ao cotonicultor. Além da segurança da produção e a melhor produtividade, as ferramentas garantem ainda que se cumpra a correta janela de plantio. Por exemplo, atualmente a produção brasileira está concentrada em sua maioria em Mato Grosso e também no Oeste da Bahia, nesta última safra, houve produtor que não teve condições de semear a soja precoce e foi obrigado a plantar mais tarde.

Produtividade do trigo é favorável no RS apesar de intercorrência climática

Desta forma, correndo risco, esse produtor colheu metade da safra, pois tinha que correr contra o tempo para cultivar o algodão na sequência. “São nessas situações que a irrigação entra como uma ferramenta de garantia para que se cumpra as janelas ideais de plantio”, pontua Navarro.

Recentemente, a Lindsay firmou um contrato com a produtora de commodities SLC Agrícola, que possui forte atuação no cultivo de algodão, além de milho e soja. De acordo com Navarro, essa parceria com a SLC mostra que se trata de uma tendência do setor o investimento em irrigação para minimizar os efeitos climáticos.

“O impacto que o grupo sofreu nas últimas safras fez com que eles tivessem um olhar especial sobre a importância dos pivôs e as tecnologias de irrigação. Além disso, os equipamentos entram no sistema produtivo de forma estratégica, ou seja, não apenas para garantir a produtividade, mas também, o momento correto do plantio sem atrasar o calendário”, acrescenta o executivo.

Durante o CBA, os visitantes poderão conhecer as tecnologias de irrigação da Lindsay. Entre as novidades da empresa, estará o recém lançado FieldNET NextGen. Uma nova interface estabelece aos usuários novos padrões no gerenciamento da água na irrigação, oferecendo aos produtores e profissionais agrícolas análises mais claras e concisas de milhares de pontos de dados processados em tempo real.

 

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Leia mais

Bucher

Empresas parceiras do jornalismo agrícola de qualidade

O Portal Máquinas Agrícolas é uma plataforma integrada de informação, conhecimento e serviços sobre mecanização e inovações agrícolas.

 

Rua Félix de Sousa, 305
04612-080 – São Paulo – Brasil
Telefone: +55 (11) 5042-5260

Newsletter

LOCALIZAR NOTÍCIA NO PORTAL

© BMComm | Portal Máquinas Agrícolas  ::: Site desenvolvido por Código 1 TI

Máquinas e Inovações Agrícolas (MIA)
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.