A manutenção preventiva da plantadeira garante a eficiência máxima e produtividade do maquinário agrícola
Ribeirão Preto (SP) – A Rech, rede de peças para máquinas agrícolas e pesadas, participa pelo segundo ano consecutivo da Agrishow, a principal feira do agronegócio na América Latina, desta vez, com informações sobre como a manutenção preventiva de equipamentos agrícolas pode reduzir os custos de produção e atingir a capacidade máxima em um dos momentos mais importantes da safra, o plantio das culturas de verão.
Segundo o executivo Vinícius Carvalho, engenheiro de produção e gerente de grandes contas da Rech, a revisão regular pode aumentar a vida útil do maquinário e também reduzir em cerca de 30% os custos de manutenção. Além disso, esse tipo de cuidado ainda pode evitar prejuízos para os produtores em momentos essenciais da utilização dos equipamentos.
“Máquinas paradas geram altos custos, com grande potencial de perdas financeiras. Cuidar preventivamente de alguns componentes específicos pode fazer a diferença quando se trata da rentabilidade e durabilidade da máquina”, avalia Carvalho.
Segundo o especialista, a manutenção feita de forma preventiva garante o aproveitamento da máquina, assim como a conservação e o prolongamento da vida útil. Nesse contexto, especialistas da Rech trazem informações que podem fazer toda a diferença para os agricultores na hora do plantio. Confira alguns dos itens que precisam de maior atenção:
Discos
Responsável por abrir o sulco para depósito da semente, é fundamental que o seu diâmetro ideal seja respeitado para uma melhor profundidade do insumo no solo. Os discos podem durar até duas safras se a utilização for feita de maneira correta.
Raspadores
Essenciais para limpar tanto a sujeira quanto garantir o desempenho integral dos discos. A sua durabilidade será em torno de uma safra, se receber os cuidados necessários.
Ponteiras
Sua função principal é abrir o sulco da plantadeira para depósito do adubo, item fundamental para garantir a penetração ideal do produto no solo. Se a peça e o solo estiverem em condições ideais, a sua durabilidade de uso é de até 500 hectares plantados.
Rolamentos
Ligados diretamente com o desempenho de seus componentes, é um item importante para que a rolagem dos conjuntos em que são aplicados trabalhe em sintonia com a transmissão da máquina. Pode durar até duas safras, mas tudo vai depender das condições de solo em que os rolamentos serão utilizados e sua lubrificação.
Retentores
Os retentores são responsáveis pela vedação dos rolamentos. São indispensáveis para evitar a contaminação do equipamento por partículas de areia ou pó. Assim como os rolamentos, os retentores, cuidados da maneira correta, podem seguir intactos por até duas safras.
Sensores
Indispensáveis para que a safra alcance uma boa produção, os sensores são fundamentais para garantir o caimento correto do número de sementes dimensionadas por metro quadrado. Se a revisão for realizada corretamente, o item pode durar em perfeitas condições até quatro safras.
Vedações
Responsável por garantir a vedação integral de seus componentes, é um item fundamental para que não haja contaminação dos seus componentes por areia ou pó. A sua durabilidade é de até duas safras se o equipamento receber os cuidados necessários.
Pinos
Fundamental para que os conjuntos onde são aplicados atinjam 100% da performance indicada pelo fabricante. O item também pode seguir intacto até duas safras.
Buchas
As buchas trabalham em conjunto com o pino. A peça em perfeito estado irá fazer com que os pinos atinjam a sua performance integral. Pode ser utilizada até duas safras, dependendo de fatores externos.
Conjunto soldados
São estruturas que funcionam como mini chassis, levam muitos componentes montados e servem para garantir a eficiência total dos conjuntos em que são aplicados. Se foram cuidados de maneira correta, podem durar até quatro safras.
Lembrando que a funcionalidade de todos esses itens da plantadeira vai depender do dimensionamento de linha versus hectare plantado a cada safra. Quanto maior o dimensionamento, maior é a chance de desgaste. A revisão deve ser feita sempre antes do plantio para verificar a sua funcionalidade e não sofrer prejuízos com máquina parada.