Os portos do Arco Norte começam a ganhar destaque no cenário do agronegócio nacional. No ano passado, eles foram responsáveis por escoar 42,3 milhões de toneladas de grãos (entre soja e milho), volume muito próximo do que foi transportado, por exemplo, pelo Porto de Santos: que exportou, sozinho, em igual período, 42,6 milhões de toneladas de grãos.
Para Edeon Vaz, presidente da Câmara Temática de Infraestrutura e logística do Ministério da Agricultura e diretor do Movimento Pró Logística do Mato Grosso, grande parte desse resultado se deve ao investimento, nos últimos anos, em modais de transporte, como rodovias, hidrovias e ferrovias. Além da proximidade com estados produtores, o que reduz o custo com frete.
Até 2030, o especialista acredita que o Arco Norte deverá ser responsável por transportar 100 milhões de toneladas de grãos.
Apesar de bem representativo, Vaz alerta que muitas vezes confundem o volume exportado atualmente com a movimentação de carga e, que isso, acaba gerando confusão a respeito de quanto é escoado pelos portos do Arco Norte.
Acompanhe sua declaração, no podcast abaixo: