Máquinas e Inovações Agrícolas

Cuidados no uso de motosserras leves

A motosserra é um equipamento perigoso, que deve ser usado com uma adequada preparação profissional e, de qualquer modo, sempre com extrema atenção. Manusear uma motosserra não requer apenas força física, mas também competência e profissionalismo.Operá-la, embora seja uma atividade aparentemente simples, requer raciocínio e treinamento.

Justamente em virtude da boa manobrabilidade, as motosserras leves podem parecer menos perigosas, mas o risco de acidentes é o mesmo, se não até maior. O uso com uma única mão, proibido pelas normas vigentes de segurança, comporta o risco de ferimentos no rosto do operador, em caso de ricochete da corrente, por conta da impossibilidade de acionar imediatamente o freio. Além disso, apesar do peso pequeno, o uso com uma única mão provoca inevitavelmente o aumento do cansaço do membro envolvido, com redução da velocidade de resposta neuromuscular, em caso de manobras de emergência. O risco de vibração também é maior, porque toda a solicitação dinâmica fica por conta de um único braço e sua musculatura continua muito contraída por longos períodos. Ainda constatam-se repercussões no ombro, com o surgimento da síndrome do impacto do manguito rotador e possíveis lesões tendinosas. Enfim, também a carga na coluna vertebral torna-se concentrada, especialmente na 5ª vértebra lombar, com uma potencial geração de lesões discais.

Por fim, o uso contínuo da motosserra com uma única mão torna progressivamente mais desconfortável e desagradável também o manuseio correto, com as duas mãos.

Leia também: Leveza e modernidade na poda em arvorismo >>

Compartilhar