Novidade integra a linha de motores off-highway mais recente, de 4.5 litros, composta pela versão eletrônica QSF 4.5 e pelo F4.5, novo motor mecânico MAR-I já disponível no Brasil
A Cummins Brasil celebra a sua entrada no setor de tratores com o lançamento do cárter estrutural, sistema fundamental no projeto monobloco deste equipamento, para os motores off-highway de 4.5 litros, na Agrishow 2024. Esta linha é composta pelo QSF 4.5, versão eletrônica lançada recentemente pela empresa, e pelo novíssimo F4.5, motor mecânico MAR 1 que acaba de estrear no mercado brasileiro.
“A Cummins tem investido na sua capacidade de atendimento ao ampliar seu portfólio de soluções de modo a contribuir e impulsionar com excelência o segmento fora de estrada”, diz Mariana Pivetta, diretora executiva de Vendas para o Segmento EBU Off-Highway da Cummins.
“Ao adentrarmos no setor de tratores, também visualizamos ampliar a nossa participação no mercado agrícola por meio de um segmento de alta representatividade entre os equipamentos comercializados no País.”
Por que a telemetria é a chave para a agricultura do futuro
O novo cárter estrutural produzido pela Cummins traz design robusto e sua estrutura foi desenvolvida levando em consideração as características peculiares dos tratores por meio de análises virtuais, além de testes de bancada, para suportar condições extremas. O trator tem como função principal o arraste de equipamentos e acoplamentos e, por ser um veículo multifuncional, consegue auxiliar o produtor rural em atividades diversas, das mais simples às mais complexas.
Com isso, o novo cárter estrutural da Cummins, integrado ao motor de 4.5 litros, será montado diretamente aos outros sistemas, como transmissão e eixo dianteiro, formando uma estrutura unificada que compõe o chassi do tipo monobloco, característico dos tratores.
“Trata-se de um veículo fora de estrada multifuncional no campo e de grande potencial para a nossa empresa. Por isso, coroamos este marco – o lançamento do cárter estrutural – ao integrarmos este sistema a nossa plataforma de motores polivalente e altamente flexível de 4.5 litros, que agora passa a contar também com a versão mecânica MAR-I para atender ao mercado agrícola”, reforça a diretora.
Com as adaptações necessárias, como a remoção dos sensores e chicotes elétricos, sistema de combustível eletrônico e o módulo de controle e a inserção de bomba mecânica e injetores, foi possível desenvolver um novo motor, que atende às normas de emissões MAR-I, com excelente custo-benefício.
A plataforma de motores F4.5 e QSF 4.5 off-highway da Cummins é leve, compacta, e foi projetada para oferecer alta performance em elevadas rotações, com baixo consumo de combustível, além de contribuir com a alta disponibilidade do equipamento em operação. O intervalo de troca para manutenção é também um dos grandes diferenciais desta linha, de 500 horas.
O motor, nas versões eletrônica e mecânica, traz design modular que facilita o processo de manutenção na hora de acessar as peças e, por ser compacto, contribui com o projeto do cliente, flexibilizando soluções de engenharia, como por exemplo, oferecer um tanque de combustível maior, elevando a autonomia ou ainda aumentar a capacidade de carga.
ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90
➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!