Máquinas e Inovações Agrícolas

Cummins tem novo motor para o mercado agrícola

Novo motor Cummins

A Cummins South America anuncia durante a 22ª Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), o lançamento do motor QSG de 12 litros. O novo modelo tem potência máxima de 510 hp, atende às normas de emissões Tier 4 e será desenvolvido em breve para o mercado sulamericano na versão Tier 3 (equivalente MAR-I), ou seja, sem a necessidade do sistema de pós-tratamento, o que deixará o produto mais acessível aos clientes Cummins.

O QSG 12 litros minimiza os requisitos de engenharia para os fabricantes de equipamentos de veículo, simplificando o processo no momento de sua instalação. Uma das inovações do projeto foi alavancar reduções significativas de peso, com o objetivo de elevar a relação peso/potência. “Estamos falando de um motor que traz peso de um 9 litros e potência de 13 litros e traz redução de custo operacional como melhor consumo de combustível e maiores intervalos de manutenção”, diz Luis Chain Faraj, diretor de Marketing e Vendas da Cummins.

De acordo com o diretor, a Cummins iniciou sua atuação no segmento global de máquinas agrícolas no final de década de 90 e desde então vem trabalhando no aperfeiçoamento de seus produtos para o cumprimento das legislações de emissões. Na América do Sul, desde 2010, a Cummins comercializa motores para o segmento agrícola, utilizados em tratores, pulverizadores, colheitadeiras, entre outros, que atendem à legislação de emissões de poluentes e ruídos para máquinas agrícolas e de construção denominada  MAR- I, incluída no Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) e que entrou em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2015.

 “Por já atendermos à legislação mesmo sem a exigência há cinco anos no mercado agrícola sulamericano, conseguimos focar em motores competitivos e promovemos um trabalho para os nossos clientes serem diferenciados”, diz Faraj. 

Para o mercado agrícola, a Cummins oferece motores mecânicos que atendem à MAR I e podem ser utilizados em retroescavadeiras, por exemplo, e a ampla gama de eletrônicos com cilindradas que variam de 4.5 a 9 litros (QSB 4.5, QSB 6.7, QSC 8.3 e QSL 8.9), no caso dos motores nacionais. A fabricante de motores conta ainda com duas versões importadas para o mercado agrícola: QSX 15 litros e QSG 12 litros, sendo que esta última acaba de ser lançada pela Cummins.

Compartilhar