Máquinas e Inovações Agrícolas

Delicada movimentação de forragem em processo de feno

Durante a colheita do feno, a movimentação da forragem apresenta dificuldades, devido aos riscos qualitativos e quantitativos, especialmente no caso de leguminosas (exemplos típicos, a alfafa e o trevo), dado que as folhas (partes de maior valor nutritivo) se destacam e se abatem facilmente. Ao mesmo tempo, é necessário proteger ao máximo a forragem de corpos estranhos (terra, pequenas pedras) que possam ser ingeridos pelos animais. Em particular, o material pedregoso pode provocar danos e acentuado desgaste também aos aparelhos de trabalho das máquinas para a colheita, como enfardadeiras, carros autocarregadores, trituradores- carregadores.

Neste sentido, o preparador de fileira a pick-up e tapete atende bem às exigências mencionadas, já que providencia o levantamento do material vegetal sem arrastá-lo no gramado. Na verdade, a forragem ou a palha são preparadas com ancinhos e levantadas por um pick-up que se move transversalmente, carregando o produto em uma esteira de borracha que providencia o seu transporte de lado à máquina ou fazendo-o convergir rumo ao centro para formar a fileira. Além disso, o movimento do pick-up não danifica o gramado, favorecendo assim uma rebrota mais rápida. Ainda, a dinâmica de levantamento do solo do produto favorece a queda por gravidade de corpos estranhos eventualmente interceptados.

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Direto do mercado. Na produção da Kuhn destaca-se o modelo Merge Maxx 900, que vem com 3 pick- ups para uma frente de trabalho total de 9 m; a forragem é transportada lateralmente por meio de 3 tapetes preparadores de fileira independentes que, dessa forma, podem seguir fielmente o perfil do terreno. A deposição no terreno da forragem pode ser lateral (à direita ou à esquerda) ou central. Algumas forcas defletoras guiam o produto do pick-up para o tapete, conferindo a formação de fileiras bem estruturadas e uniformes, conferindo uma eficiente coleta sucessiva. Com forragem pesada ou com palha muito volumosa podem ser formadas duas fileiras: cada um dos dois corpos operantes laterais encaminha o produto no próprio lado, enquanto o aparelho central providencia o reforço de um dos dois acúmulos assim formados. Cada pick-up se apoia em amplos trenós, que asseguram pressão média ao solo de apenas 0,065 kg/ cm², 26% a menos em relação àquela tipicamente exercida por um indivíduo de 90 kg em pé. O liga e desliga dos corpos operantes, as modalidades de preparação da fileira e a altura de trabalho do pick-up são comandados por um painel instalado na cabine do trator, que também controla a pressão do óleo, contido num tanque de 200 litros e posto em pressão por uma bomba acionada pela tdp do trator de pelo menos 140 CV (103 kW).

Para efeito de conhecimento, a ROC, companhia com sede nos Estados Unidos e ainda sem concessionárias no Brasil, propõe a série RT, composta por 5 modelos de preparadores de fileira a pick-up e tapete, dos quais um (de 3,8 m de largura) é conduzido, enquanto os outros 4 (de 7,6 a 10,8 m) são semi conduzidos. Os mais pedidos são aqueles de capacidade de trabalho maior, constituídos por 3 elementos de trabalho; em particular, o RT 760 possui dois elementos pick-up/tapete laterais que normalmente trabalham de modo concêntrico, enquanto centralmente há apenas o pick-up que levanta e ventila o produto. A distância interna entre os dois tapetes é de 1,7 m, para poder criar uma fileira de 1,5 m. O RT 760, no entanto, também pode formar duas fileiras, uma central e outra lateral. Já o RT 1000 pode acumular linearmente a forragem exclusivamente à direita ou à esquerda, ou pode formar duas fileiras laterais em proporção 1/3-2/3. Os corpos operantes são suportados por um par de pneus e possuem suspensões e cilindros hidráulicos de movimentação para a adequação ao molde, de 2,55 m para o RT 760 e de 2,98 m para o RT 1000. Os preparadores de fileiras semiconduzidos da Roc vêm com suspensões com acumulador de nitrogênio, favorecendo um transporte seguro na estrada mesmo com velocidade máxima. Todos os acionamentos são hidráulicos, graças ao óleo posto em pressão por uma bomba movida pela tdp de um trator de pelo menos 70 CV (52 kW).

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