Máquinas e Inovações Agrícolas

Dia Nacional do Café: Brasil tem boas perspectivas para 2023

No Dia Nacional do Café, os números da safra em 2023, que apresenta crescimento promissor, mesmo em ano de bienalidade negativa, diz a Conab

No Dia Nacional do Café, comemorado em 24 de maio, o setor cafeeiro brasileiro tem motivos para celebrar. Segundo o 2º levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de café no país deverá ter um aumento significativo de 7,5% em relação à safra passada. Estima-se que serão colhidas 54,74 milhões de sacas beneficiadas neste ano, superando as 50,92 milhões de sacas em 2022.

É importante ressaltar que esse resultado positivo ocorre mesmo em um ano de bienalidade negativa, o que demonstra a força e a resiliência da indústria cafeeira nacional. Comparando com o último ano de bienalidade negativa, em 2021, o aumento na produção é ainda mais expressivo, alcançando 14,7%.

Ministério da Agricultura declara emergência zoossanitária devido à gripe aviária

A previsão para o café arábica, que representa 69,3% da produção de café no país, é de colher 37,93 milhões de sacas beneficiadas, um aumento de 15,9% em relação à safra anterior. Por outro lado, a produção de café conilon, embora tenha uma perspectiva de redução de 7,6%, com 16,81 milhões de sacas, reflete as perdas de produtividade estimadas no Espírito Santo, maior produtor dessa espécie. Apesar disso, as expectativas positivas estão ancoradas no aumento da colheita em estados como Rondônia, Bahia e Mato Grosso.

O levantamento também revela que a área total destinada à cafeicultura no país em 2023 é de 1,87 milhão de hectares, um aumento de 1,7% em comparação à safra anterior. No entanto, a área em formação, que engloba novas plantações e tratos culturais, registra uma queda de 6%, totalizando 375,5 mil hectares.

O café brasileiro é reconhecido mundialmente pela sua qualidade e representa um importante setor econômico do país. Neste Dia Nacional do Café, as perspectivas positivas para a safra de 2023 trazem otimismo e fortalecem a posição do Brasil como um dos principais produtores e exportadores dessa apreciada bebida.

 

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram!

Compartilhar