Máquinas e Inovações Agrícolas

Dobrar área irrigada, com responsabilidade sustentável e ambiental, é desafio para o País

Durante o 3º Fórum das Águas, realizado no dia 4, em Palmas, no Tocantins, a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, afirmou ser estratégico para a produção agrícola “irrigar mais cinco milhões de hectares em todo o país, gerando oito milhões de novos empregos, além de melhorar os índices de competitividade do setor agrícola”. A declaração faz parte de palestra que ela proferiu no painel “O potencial irrigável no Tocantins, no Brasil e no mundo e a logística do eixo Arco Norte do Brasil”. Segundo ela, um dos grandes desafios do país está em dobrar a área irrigada, com responsabilidade sustentável e ambiental.

A presidente da CNA apresentou levantamento com dados oficiais e fez algumas estimativas preliminares que indicam necessidade de investimentos da ordem de R$ 55 milhões para irrigar toda esta nova área. Segundo Kátia Abreu, o Brasil possui perto de 12% da água doce superficial do planeta, representando um potencial de irrigação de até 29,5 milhões de hectares. No entanto, destacou, apenas 5,4 milhões de hectares são irrigados, o que corresponde a 19% do total da área irrigável do país.

Tecnologia –Precisamos ter a consciência de que podemos avançar muito nesse setor, principalmente utilizando mecanismos de tecnologia que ajudem na evolução da nossa produção agrícola e industrial”, assegurou Kátia Abreu.

Compartilhar