Máquinas e Inovações Agrícolas

Empresas apresentam soluções para a Agricultura de Precisão

 

Ribeirão Preto (SP) – Durante a Agrishow os visitantes encontram variadas tecnologias para a Agricultura de Precisão (AP) e as marcas estão aproveitando para criar chances de negócios. “Na crise aparecem momentos de oportunidades para as empresas, o que instiga o agricultor a pensar mais em como economizar dinheiro, consequentemente, desperdiçar sementes, insumos, defensivo”, comenta Renato Brant, gerente regional da Trimble.

Segundo o executivo da empresa, as inovações ajudam a transformar a operação comercial de fazendas conseguindo aumentar a produtividade, redução de custos e proteção dos recursos naturais. “A aquisição de tecnologia de precisão não é despesa, mas sim investimento. Vendemos produtividade aos produtores, onde os capacitamos para extrair e produzir mais do terreno que eles já têm”, diz.

A Trimble apresenta na feira o Sistema de Informação do Solo (SIS), tecnologia de análise de solo que utiliza sensores avançados de segmentação e de geoprocessamento para produzir informações de alta resolução. A solução proporciona um maior entendimento das características físicas e químicas do solo, que permite ao agricultor implementar soluções mais específicas para cada ponto da área. Essas informações podem ser utilizadas para tomar decisões de irrigação, drenagem, fertilidade, além de criar mapas de solo, visando maximizar o potencial do crescimento das plantas em cada ponto da propriedade.

Outra marca presente na feira é a Hexagon Agriculture, que oferece soluções voltadas para a automação das áreas de corte, carregamento e transporte de cana-de-açúcar. As principais funções do lançamento são coordenar e otimizar as operações logísticas, sincronizar os recursos em operação na frente de colheita, efetuar a comunicação entre máquinas para habilitar o transporte e a sincronização de informações.

“Eu vejo que a crise está proporcionando negócios para nós. Os clientes estão investindo mais nas máquinas que eles já têm, o que abre uma janela para a AP. São reformas de máquinas seminovas ou antigas que o produtor opta por colocar tecnologia e reformá-las para que possa continuar utilizando o mesmo equipamento, sem investir em uma nova máquina”, explica Fabio Neumann, gerente de marketing da Hexagon Agriculture.

Para a Precision Planting, a feira é uma vitrine de negócios para a marca. “Chegamos ao Brasil em 2015. Neste ano estamos consolidando a empresa e os produtos. O evento traz uma grande representatividade. Estamos tendo uma grande receptividade dos agricultores que agora já nos conhece e fechando bons negócios”, explica José Galli, gerente de negócios.

A empresa trabalha com produtos que melhoram a qualidade do plantio. Dentre os itens, sistema de monitoramento, que traz a visualização perfeita da operação do cultivo. Há também o sistema de distribuição pneumática e o lançamento do vDrive, primeiro controlador elétrico de população de corte linha a linha e de taxa variável de semeadura de qualidade. A tecnologia elimina corrente e catraca, com isso gera menos manutenção para ser feita, com excelente qualidade.

Já a Geo Agri traz o sistema WeedSeeker, que utiliza um avançado sensor óptico eletrônico que determina se uma planta daninha está presente e uma solenoide rápida que procede com a pulverização localizada, ajudando a controlar a pulverização para atingir só as daninhas ou as plantas e não o solo, economizando assim o produto aplicado, tempo, trabalho e defensivos. “Se a empresa apresenta produtos que trazem um real retorno de investimento para o consumidor, ele terá sucesso. Sabemos que todos estão à procura de produtos que tragam retorno para a sua aquisição”, analisa o gerente de contas corporativas, Rodrigo Pellegrini Tamani

 

Compartilhar