Máquinas e Inovações Agrícolas

Enfardamento de palha, feno ou forragem

O Brasil é o maior produtor de carne bovina do mundo e o quinto colocado na produção leiteira de acordo com entidades representativas do setor pecuário. Um dos grandes desafios destes segmentos é a elevação da produtividade frente aos preços dos grãos que elevam os gastos com a nutrição animal. Neste cenário, a Massey Ferguson anunciou a ampliação das opções de equipamentos para enfardamento de palha, feno ou forragem.

Os equipamentos entram para a família da enfardadora MF 2170, lançada em 2011, e incorporam as tecnologias globais patenteadas pela AGCO. Na Agrishow 2013, dois modelos de máquinas da Massey Ferguson chegaram para completar o portfólio da empresa. Um deles é a enfardadora de fardos retangulares MF 1837. Nas dimensões 3×4, o equipamento foi configurado para oferecer maior produtividade em tonelada/hora e segurança operacional. Ele é direcionado às áreas de pastagens e forragens, com fluxo de alimentação direta e sistema de recolhimento, que possui recolhedor de perfil baixo e câmaras que prensam e distribuem de forma igual o material nas fatias. Na mesma linha, a MF 1745, enfardadora de fardos cilíndricos também chega ao Brasil. É um equipamento que trabalha com a proporção 4×5, utilizado principalmente para silagem, biomassa e outros tipos de capins. O dispositivo possui câmara de fardo variável que permite a produção de tamanhos que vão de 762 a 1.524 mm de diâmetro. Para isso, rolos e cintas de borracha, ao mesmo tempo em que compactam e enrolam o material, se ajustam para acomodar a quantidade recebida.

Esse tipo de operação de enfardamento de capim para posterior alimentação do rebanho é uma prática difundida em algumas regiões do Brasil, porém está em franco crescimento, principalmente em períodos que os grãos são mais valorizados. A fenação para trato animal é uma maneira de o produtor manter a reserva de alimento para o rebanho por meio do armazenamento destes fardos”, explica Roberto Ruppenthal, gerente de marketing do produto da Massey Ferguson.

Compartilhar