Acompanhe nos próximos dias uma série de artigos sobre cuidados necessários para garantir o bom funcionamentos do trator. É uma oportunidade para aprofundar os conhecimentos sobre o motor, transmissão e sistema de direção, de freios, hidráulico e de três pontos entre outros aspectos
Por Joel S. Alves *
Começamos a publicar uma sequência de miniaulas sobre a estrutura e o funcionamento dos diversos componentes dos tratores agrícolas, bem como aspectos sobre manutenção preventiva a eles relacionados. Trata-se de uma iniciativa com o objetivo de rever e reforçar informações básicas, porém valiosas para o homem do campo aumentar a eficiência da máquina, aplicar os cuidados de manutenção e garantir uma vida útil maior para o equipamento e uma operação mais segura. Quanto mais se conhece a máquina, maior é o aproveitamento obtido e menores os riscos de danos, quebras e também de acidentes.
Este primeiro artigo destaca os conjuntos mecânicos básicos que constituem o trator: motor, transmissão e os sistema de direção, de freios, hidráulico e de três pontos. A seguir, apresentamos uma visão geral de cada item, os quais serão abordados com mais detalhes ao longo das próximas edições.
Motor: origem da força, o motor de combustão interna normalmente usa como combustível o óleo diesel.
Transmissão: transmite a força do motor até as rodas e tomada de força. É constituída basicamente por embreagem, caixa de marcha, redutores, diferencial e semieixos ou ponta de eixo. Além de transmitir força, possibilita a sua interrupção e alteração, bem como mudança de rotação. No caso de tratores é sempre aumento de força e diminuição de rotação.
Sistema de direção: possibilita a dirigibilidade da máquina. É onde o operador executa de forma permanente o comando para controle do trajeto.
Sistema de freios: é o responsável pela parada ou diminuição de velocidade do trator. Saber parar um veículo em movimento é muito mais importante do que fazer deslocar. Do ponto de vista de segurança é o principal sistema do trator.
Sistema hidráulico: recurso para comandar os diversos implementos. O uso da força hidráulica é cada vez mais frequente no maquinário e nos tratores, tal recurso é de fundamental aplicação nos tempos atuais.
Sistema de três pontos: dispositivo para acoplar os implementos. Conjunto de braços e hastes reguláveis para possibilitar o acoplamento dos diversos implementos de uso agrícola.
Os conjuntos de motor e transmissão também são identificados como trem de força ou conjunto propulsor.
Joel S. Alves é instrutor nas áreas de Operação e Manutenção de Máquinas e Implementos Agrícolas e Rodoviários *