Um estudo de caso realizado em Marau, cidade gaúcha localizada na região de Passo Fundo e com vocação agropecuária, buscou identificar os atributos valorizados pelos compradores de máquinas agrícolas. O trabalho aponta que, no caso dos tratores, as características priorizadas são qualidade, durabilidade, vida útil, baixo custo operacional e facilidades de manutenção e de aquisição de peças, além do cumprimento das garantias, em detrimento de design e estética do produto ou da vestimenta dos funcionários da revenda, um dos itens incluídos na pesquisa.
Mas os resultados do estudo, realizado há quatro anos, ainda continuariam válidos e poderiam contribuir para a indústria e a sua rede de concessionárias conhecer os gostos de seus clientes e utilizá-los na prospecção de venda de máquinas agrícolas em outras regiões do País? Um dos autores da pesquisa, Ivan Marcio Kaspary, atualmente gerente da filial em Marau do Grupo Augustin, afirma que, embora os resultados possam ser alterados com o tempo, isso não acontece a curto prazo, especialmente em menos de cinco anos.
“A evolução da agricultura é constante e também há mudanças de pensamento dos agricultores com as próprias sucessões familiares”, considera Kaspary. Ele acredita que as respostas dos produtores de Marau podem, sim, representar grande parte dos pequenos e médios produtores rurais do Brasil, especialmente aqueles que trabalham com as mesmas culturas dos pesquisados, como soja, milho e trigo, e com alternativas de produção de leite e frango. “Existe uma grande semelhança nos traços culturais nas atividades prestadas no campo e nas formas de compra de tratores, implementos e insumos, e por se tratar, na maioria das vezes, de propriedades administradas pela família”, destaca.
O estudo, inédito, fornece ao menos parâmetros interessantes para reflexão dos gestores das revendas de máquinas e implementos agrícolas.