Máquinas e Inovações Agrícolas

Expectativa para o setor de máquinas agrícolas ainda é de crescimento, diz Abimaq

O setor agrícola continua mantendo os bons índices, segundo divulgou a Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), nesta quinta-feira (31). No entanto, segundo a entidade, após a realização das principais feiras que representam o setor, a expectativa, ainda não comprovada, é de que o forte crescimento observado no primeiro semestre não deve se repetir no segundo.

“A previsão para o setor de máquinas e equipamentos para a agricultura era fechar o ano de 2017 com 15% de incremento. Isso já não nos parece mais possível. A nossa estimativa é de que o setor termine o ano com crescimento entre 10%, 11% e 15%”, explicou Mario Bernardini, diretor de Competitividade da Abimaq, durante coletiva de imprensa.

Mesmo com essa previsão, o segmento ainda é o melhor da indústria de máquinas. “É o único setor da Abimaq que terá crescimento”, afirmou José Velloso Dias Cardoso, presidente executivo da entidade.

Números do setor

Segundo dados divulgados pela Abimaq, o faturamento do setor de máquinas e implementos para a agricultura de janeiro a julho foi de R$ 7,6 bilhões, o que representa crescimento de 11% na comparação com o mesmo período de 2016.

Com relação às exportações, houve um aumento de 82,7% no período (jan-jul 2017), com a comercialização de quase 487 milhões de dólares. As importações também apresentaram crescimento, de 19,8%, com 172 milhões de dólares frente aos 144 milhões de janeiro a julho de 2016.

Compartilhar