• Newtec

Expositoras destacam recursos de Inteligência Artificial na Agrishow

A Inteligência Artificial já faz parte de processos como coleta e processamento de informações sensíveis e cruciais para o campo

Expositoras destacam recursos de inteligência artificial na AgrishowUma variedade de marcas expositoras exibe suas mais recentes tecnologias e soluções dotadas de recursos de Inteligência Artificial (IA) na Agrishow. Os novos recursos auxiliam os produtores rurais a tomar decisões estratégicas e a produzirem mais e melhor, com menos recursos.

A Inteligência Artificial já faz parte de processos como coleta e processamento de informações sensíveis e cruciais para o campo, como clima, dados geoespaciais, monitoramento de safras e solos, produção e produtividade. Tudo isso ainda dentro da porteira, visando a sustentabilidade dos processos e unindo a agricultura de precisão à agricultura de decisão.

Para lançarem tantas soluções, as marcas expositoras da feira contam com núcleos de P&D, que funcionam como pilares para estudar, desenvolver e testar soluções personalizadas para as necessidades de cada agricultor ou pecuarista.

Vale ressaltar ainda que o aprendizado de máquina (machine learning), adquirido pela IA Generativa, pode oferecer ainda mais opções e artifícios para a demanda mundial de alimentos ocasionada pela crescente população.

Digitalização do solo

A Embrapa Instrumentação, em parceria com a agfintech Agrorobótica, desenvolveu a Plataforma de Inteligência Artificial AGLIBS, uma tecnologia que integra diferentes softwares e sensores avançados que permitem a digitalização do solo e das atividades agrícolas.

A inovação viabiliza o acesso à agricultura de precisão e à comercialização de crédito de carbono no mercado voluntário internacional, permitindo, assim, mensurar, reportar, verificar e comercializar o carbono na agricultura, enquanto faz a gestão da fertilidade do solo e a nutrição das plantas.

Ela foi desenvolvida alinhada a critérios científicos aceitos internacionalmente e tem como base a tecnologia LIBS (Laser Induced Breakdown Spectroscopy), a mesma técnica que a agência espacial norte-americana (Nasa) embarcou nos robôs para avaliação do solo do Planeta Marte.

Para a pesquisadora da Embrapa, Débora Milori, que coordena o Laboratório Nacional de Agrofotônica (Lanaf), a LIBS é uma técnica espectro analítica rápida, reprodutível e limpa.

“Ela usa pulsos laser de alta energia para criar um microplasma na superfície da amostra, e assim, determinar a sua composição química. Por ser uma técnica analítica direta, ela pode ser aplicada a uma grande variedade de amostras em diferentes estados físicos da matéria”, explica Milori.

Combate às plantas invasoras

A Cromai destaca o Scan Weed, que identifica e classifica plantas invasoras, enquanto o Cromai Scan Growline corrige falhas de plantio na cana-de-açúcar.

Já a solução Cromai Sentinel quantifica impurezas vegetais de forma automática. Essas tecnologias promovem uma tomada de decisão assertiva, economizando recursos e melhorando a eficiência operacional nas atividades agrícolas.

Na mesma linha, um dos destaques do portfólio da Bosch no setor agrícola é o One Smart Spray, solução que permite a aplicação seletiva de herbicidas, detectando a presença de plantas daninhas, em tempo real, e pulverizando apenas onde é necessário. A tecnologia é baseada em câmeras com redes neurais e IA.

Por que a telemetria é a chave para a agricultura do futuro

Quanto à customização, a Bayer em colaboração com a Microsoft, apresenta o Agri-Copilot. Comparável a um “ChatGPT do Agro”, software que usa a IA para responder de forma intuitiva e personalizada às perguntas dos produtores rurais, a tecnologia se baseia em conjuntos de dados agrícolas e ambientais.

No estande da John Deere, os visitantes podem conferir o See & Spray Select (confira no vídeo abaixo, de Guilherme Silva, coordenador de Marketing para John Deere Precision Upgrade), um sistema de pulverização inteligente que utiliza inteligência artificial, visão computacional e machine learning em 30 câmeras para identificar e pulverizar apenas plantas daninhas. A solução tem média de 56% em economia de herbicidas, e em testes no Brasil chegou até 97%.

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Deixe um comentário

Leia mais

  • Bucher Hydraulics
  • rokim Portal Maquinas Agricolas
  • rokim Portal Maquinas Agricolas
  • Bucher Hydraulics

Empresas parceiras do jornalismo agrícola de qualidade

O Portal Máquinas Agrícolas é uma plataforma integrada de informação, conhecimento e serviços sobre mecanização e inovações agrícolas.

 

Rua Félix de Sousa, 305
04612-080 – São Paulo – Brasil
Telefone: +55 (11) 5042-5260

Newsletter

LOCALIZAR NOTÍCIA NO PORTAL

© BMComm | Portal Máquinas Agrícolas  ::: Site desenvolvido por Código 1 TI

Assine nossa Newsletter