Máquinas e Inovações Agrícolas

Feira de tecnologia agrícola apresenta novidades do setor

Foi aberta ao público no dia 12 de novembro a Agritechnica – feira de tecnologia agrícola – em Hanôver, na Alemanha. A edição deste ano conta com uma série de modificações e novidades. A DLG (Sociedade Alemã de Agricultura, organizadora do evento) aumentou a área da feira e modificou os pavilhões de exposições de maneira a facilitar a visita. Assim, os pavilhões deste ano estão organizados por temas: sistemas e componentes (onde o visitante poderá conferir as novidades nos sistemas de eixos, cabines, elétrica e eletrônica, sistemas hidraúlicos, de freios e direção, além de conhecer as peças e componentes para o maquinário agrícola). Além disso, neste setor haverá o destaque “Tecnologia rural no detalhe”, onde um trator será inteiramente desmontado para a demonstração de seus componentes e em seguida remontado.

Outros segmentos também estarão agregados em diferentes pavilhões, como o de batata e beterraba, nos pavilhões 24 e 25, as empresas de irrigação no pavilhão 21 e expositores de tecnologia e engenharia florestal e de administração municipal nos pavilhões 18 e 26. Haverá ainda nos pavilhões 21, 22 e 23 as empresas de produção de bioenergia e recursos renováveis. No pavilhão 17, sob o tema “Smart farming – Novidades da produção vegetal”, os agricultores serão orientados sobre o funcionamento dos sistemas de sensores, controle de maquinas e gestão de dados na agricultura. Ainda neste mesmo pavilhão os produtores de arroz líderes do mercado mundial vão mostrar as novas tecnologias para o setor.

Outro destaque interessante da Agritechnica é o comércio e serviço para maquinários de segunda mão. Mais de 50 empresas estarão expondo nesta área, dedicada às máquinas usadas, um pavilhão que inclui varejistas, distribuidores, fóruns sobre máquinas usadas e empresas de leilões. Tendências indicam que a demanda por máquinas usadas deve continuar a crescer a um ritmo impressionante e área “The Used Machinery Trade Centre” pretende ser uma plataforma de rede importante para os concessionários que refletem a demanda de máquinas usadas de vários países e setores agrícolas.

Quase um quarto dos 419 mil visitantes Agritechnica 2011 indicaram que estavam interessados em máquinas de segunda mão, e com as margens financeiras mais apertadas, os organizadores do evento acreditam que esta área da exposição deve atrair um grande público este ano.

© Ernesto de Souza

Fonte: Revista Globo Rural

Compartilhar