Os primeiros maquinários eram equipados com filtros de pano, o elemento filtrante que os agricultores tinham à disposição
Por Gustavo Paes
Uma das medidas básicas para que o produtor não tenha máquinas paradas no campo, e a lavoura comprometida, é a troca do filtro e do óleo. Essa facilidade de manutenção era algo inimaginável há 130 anos. Os primeiros maquinários eram equipados com filtros de pano, o elemento filtrante que os agricultores tinham à disposição. Só mais tarde, entre as décadas de 1950 e 1960, eles passaram a usar filtros de feltro, que tinham maior capacidade de filtragem.
“O filtro teve uma grande evolução. Primeiro era de pano, depois uma telinha e, na sequência, uma telinha de plástico”, lembra o especialista em mecanização agrícola Joel Sebastião Alves. Atualmente, diz Alves, os elementos filtrantes são fabricados com celulose, aço inoxidável, tela de aço, fibra de vidro ou sintética, polipropileno e polímeros, entre outros. Podem ser compostos por tecidos, como estopa, algodão e feltro, ou, ainda, de fibras de celulose e com uma escala de permeabilidade entre 10 e 50 micras, nos de superfície, e de no mínimo 1 micra, nos de profundidade.
O consultor observa que as máquinas agrícolas trabalham em condições severas no campo, com excesso de poeira durante a colheita ou plantio. E os filtros são de vital importância para evitar a perda de potência, desgaste prematuro ou o travamento dos motores. “Os filtros têm a finalidade de reter impurezas nos fluidos que podem ser levadas ao motor pelo ar, óleo lubrificante ou combustível e têm vantagens como o aumento da vida útil do equipamento, redução de custos com manutenções por falta da substituição dos filtros e preservação da potência do maquinário”, sublinha o especialista.
Separação da água
O óleo diesel tem uma mistura de biodiesel de 10% e apresenta uma tendência natural para absorver água. Quanto maior a tendência para absorver o líquido, maior o conteúdo de água no combustível e mais difícil torna-se a filtragem. A água deve ser removida do diesel, caso contrário, danificará os componentes do sistema de injeção, como bomba de combustível, injetores, válvulas e componentes de alimentação de combustível. Além disso, microrganismos que se multiplicam no diesel parado com um maior teor de água, obstruem o filtro, resultando em um aumento da pressão diferencial e, a longo prazo, podem danificar o sistema.
A solução da Mahle para solucionar esse problema é o filtro Clean Line, que faz uma filtração de dois estágios, conforme o engenheiro de assistência técnica Danilo Rodrigues da Silva. Na primeira fase, ocorre a filtração das partículas contaminantes presentes no diesel e a aglomeração das gotas de água. E, em outra etapa, um tecido hidrofóbico evita que as gotas maiores de água entrem no combustível limpo.
Testes realizados a campo e em laboratório mostraram que o novo conceito de dois estágios é superior aos sistemas convencionais, a médio e longo prazos. Experimentos comprovaram que, quando os filtros comuns são expostos à passagem de combustível com contaminantes, o grau de eficiência de separação da água cai da condição nova, próxima a 96%, para níveis abaixo de 15%.
“Com a filtragem em dois estágios, os filtros Clean Line retiveram 99,9% da umidade contida no diesel e mantiveram a performance durante toda a vida útil do componente”, salienta Silva. Além da capacidade máxima na separação de água e retenção de contaminantes ao longo da vida, os filtros de dois estágios oferecem eficiência superior. “E uma maior proteção do sistema de injeção do motor e menor custo de manutenção com injetores e bombas de combustível”, acrescenta.
Cartuchos ecológicos
A Cummins, fabricante de sistemas de filtração e fluídos com a marca Fleetguard, conta com tecnologias e soluções em filtragem para pulverizadores, colheitadeiras de grãos, colhedoras de cana e tratores, entre outros. A marca vem introduzindo tecnologias em meio filtrante e também em produtos com materiais compostos para aumentar intervalos de troca, mantendo uma alta eficiência de filtragem.
“Alinhada às principais montadoras de máquinas agrícolas, a Cummins segue a tendência de oferta de processadores de combustível com cartuchos ecológicos com compatibilidade ao biodiesel e filtros de óleo compatíveis às mais rígidas especificações”, afirma o gerente de contas e suporte técnico ao produto, Marcos Azambuja.
Disponível nos filtros de óleo lubrificante de alto desempenho, a Nanonet é um dos grandes diferenciais da marca que oferece lubrificação rápida em partidas a frio. Ou seja, melhor filtração com baixa restrição à passagem do óleo. A Nanonet é mais eficiente na filtragem devido a maior capacidade de retenção dos contaminantes. A tecnologia da mídia entrega eficiência de 99% (@ 30micra) na retenção de contaminantes.
Segundo a fabricante, o elemento filtrante separador de água Diesel Pro StrataPore traz a tecnologia multicamada capaz de remover as partículas menores que causam mais danos ao motor, reduzindo o desgaste em até 60%, além de garantir mais resistência e durabilidade para todo o sistema. Tolerante a contaminantes orgânicos, o StrataPore oferece aumento de intervalos de troca e menor custo do refil.
Alta eficiência
A Newtec fabrica filtros hidráulicos para aplicações em máquinas agrícolas e tem um portfólio diversificado, com produtos na linha de filtragem de retorno, pressão, sucção e filtros de ar. “Os filtros são produzidos em microfibra com eficiência de 99,98%. São filtros de retorno e filtros de pressão para proteção de válvulas e blocos manifold e sistemas de transmissão”, salienta o gerente de vendas, Celso Ramos.
Instalados na saída da bomba, os filtros de pressão são resistentes à pressão do sistema e retêm pequenas partículas em suspensão que o filtro de sucção não reteve. A principal função dos filtros de pressão é proteger sistemas complexos, ou componentes críticos de partículas, que possam causar danos ou mau funcionamento de válvulas ou motores hidráulicos.
Os filtros de retorno são aplicados em sistemas que utilizam bombas de alto rendimento. Esses componentes retêm pequenas partículas em suspensão no fluido antes que este volte para o reservatório. O filtro retém toda a contaminação gerada e eliminada dentro do equipamento do circuito hidráulico, prevenindo a contaminação entre o circuito via tanque e bomba.
Já os filtros de sucção são fabricados com tela metálica ou de papel com reforço. Geralmente instalados no reservatório ou próximo da bomba hidráulica, esses componentes possuem micragens altas, normalmente de 40 a 149 micra. Os filtros de retorno são usados com micragens menores, em torno de 10 micra. “Os meios filtrantes usados nos filtros de pressão, retorno e filtros de ar são em microfibra e têm capacidade de retenção entre 3 a 20 micra, com eficiência de 99,8% na retenção de contaminantes sólidos”, sublinha Ramos.
Meio inorgânico
O destaque da Argo-Hytos são principalmente os filtros hidráulicos, como filtros de sucção, de pressão (baixa, média e alta) de retorno, combinados de sucção e retorno específicos para transmissões hidrostáticas. A marca também produz filtros de ar específicos para reservatórios hidráulicos com e sem válvula de pressurização, com e sem elemento dessecativo.
Os filtros hidráulicos possuem meio filtrante inorgânico, em fibra de vidro, estruturado em uma carcaça de poliamida injetada. O produto tem eficiência Beta 200 com partículas de 2 microns, conforme o engenheiro de projetos e aplicações da Argo-Hytos, Nolber Arandia. “Os filtros têm eficiência Beta 200. De 200 partículas de 5 microns, somente uma vai passar na filtração. A eficiência de filtragem é de 99,9%”, garante.
A empresa também produz filtros de ar para reservatório hidráulico, conhecidos como respiro. Os componentes são leves e com recursos como sistema antivandalismo, que não permite a abertura sem uma chave de segurança. As peças ainda contam com sistema antirrespingo, que previne o derramamento de óleo com o movimento lateral das máquinas, e com o sistema de retenção de carga, que garante pressão positiva no tanque hidráulico, evitando a entrada de contaminantes e sistemas dessecantes para impedir a entrada de umidade.
Filtros blindados
A Mann-Hummel fabrica filtros de combustível e de óleo e atende montadoras e o mercado de reposição. A empresa trabalha com filtros de óleo blindados e de cartucho. O consultor técnico da companhia, Sidnei Silva de Araújo, explica que os filtros blindados contam com uma válvula antirretorno, que garante que o filtro e os canais de óleo não se esvaziem completamente quando o motor é desligado. Ela resiste a temperaturas maiores a 200ºC e mantém o óleo pronto para fluir assim que o motor da máquina é ligado.
“A válvula de retorno tem a função de impedir que o filtro de óleo se esvazie quando o motor está desligado”, ressalta. Araújo afirma que os filtros de óleo têm meios filtrantes modernos desenvolvidos para atender aos requisitos técnicos de motores de alto desempenho. Os componentes possuem uma membrana antirretorno, que mantém o óleo do motor no filtro assim que o motor do equipamento para. Isso oferece um suprimento de óleo otimizado e ainda mais rápido para inicialização do motor.
As peças também têm uma área de filtragem maior do que os filtros disponíveis no mercado. Enquanto os filtros da Mann-Hummel têm 848 centímetros quadrados, os da concorrência possuem uma área de filtragem menor, de 790 centímetros quadrados. O produto ainda apresenta uma durabilidade 40% maior. “Os filtros da Mann chegam ao final da vida útil com 111 gramas, enquanto os filtros de menor qualidade já estão saturados com 62,3 gramas”, completa o especialista.
Meio filtrante
A UFI Filters é uma das principais fabricantes de filtros para maquinários agrícolas e fornece esses componentes para mais de 95% das montadoras. A empresa possui um laboratório de inovação onde são elaboradas tecnologias para o aumento da eficiência de filtragem e desempenho dos equipamentos. Além dos filtros fabricados em mídias de celulose, também produz filtros com mídias sintéticas.
Um exemplo é a linha de filtros de óleo Durafilter, que é um filtro composto por microfibras que capturam partículas muito pequenas, resultando em uma eficiência de filtragem de 99,5% a 12 microns. “Toda essa tecnologia resulta em um alto grau de filtragem, longas quilometragens e maior intervalo de substituição e, consequentemente, uma diminuição do consumo de combustível”, observa o gerente de pós-vendas, Pedro Ferreira.
Na linha diesel, a UFI possui diversas patentes exclusivas para sistemas de filtração a diesel. A DFM (mídia de filtragem profunda) é um elemento filtrante com uma mídia sintética constituída de polímeros que realizam uma filtração por profundidade, em que os contaminantes são retidos de forma seletiva, aumentando a vida útil do filtro. Essa mídia combinada com os polímeros também realiza a separação da água no diesel.
A Série One é um filtro feito em corpo de aço e meio filtrante sintético, que proporciona uma longa duração e alta eficiência de separação de água. O H2O é um filtro de combustível com uma superfície altamente ativa, com separação de água de efeito com barreira integrada de acordo com o sistema de camadas ortogonais (colmeia). Já o Water Eliminator é um filtro diesel para separação da água com efeito de barreira concêntrica (um tipo de cone) de dois estágios.
Pré-filtro
A MWM comercializa filtros de óleo e de combustível. As máquinas agrícolas possuem dois filtros de combustíveis, o filtro principal do motor e o pré-filtro de combustível. O pré-filtro possui um sistema de separação de água, pois no combustível já há presença do líquido e em função da estocagem do combustível nos tanques, por causa da umidade do ar, pode haver um acréscimo da concentração de água. E também pelo biodiesel presente no diesel, pois o combustível renovável absorve água proveniente desta umidade presente no ar.
E os pré-filtros necessitam ter capacidade e tecnologia para separar essa água, fazer a drenagem periodicamente, para que não haja problemas no sistema de injeção. “Há alguns modelos de pré-filtro que já possuem sensores de presença de água e, quando identificam o acúmulo de água no pré-filtro, informam ao operador por meio de uma luz no painel do veículo. Neste caso, o veículo tem de estar preparado para receber a leitura deste sensor”, conclui o diretor da unidade de negócios de peças de reposição e marketing, Thomas Püsc hel.