Equipamentos agrícolas inteligentes da Fendt apresentam como diferencial um sistema operacional inovador e intuitivo
Reconhecida pelos maquinários agrícolas inteligentes e tecnológicos, a Fendt apresenta, na edição 2022 da Agrishow, as novas gerações de tratores da marca, o Fendt Vario 900 G7 e o Fendt Vario 1000 G3, com o diferencial de um ambiente de trabalho mais conectado e intuitivo. Outro lançamento que também traz inovação ao campo é o Fendt Connect, plataforma que permite ao agricultor ter informações valiosas disponíveis em tempo real por meio de telemetria.
A tecnologia atende à demanda de grandes produtores que buscam se beneficiar de inovações para melhorarem desempenho, eficiência e lucratividade nos negócios. As mudanças vêm de dentro para fora do trator, por meio do conceito operacional FendtONE que, com modernos painéis, deixa a informação a um toque do produtor e sempre de forma intuitiva. Coletar e avaliar os dados em tempo real dos maquinários agrícolas para otimizar e tornar mais precisa a operação no campo é uma das soluções inteligentes que a nova geração de tratores Fendt também oferece ao produtor.
“Antecipamos um caminho para o futuro, em que sistemas digitais permitem que os processos e as operações de campo sejam organizados de maneira mais inteligente e eficaz”, comenta José Galli, diretor Fendt América do Sul.
As novidades intensificam ainda mais a posição de liderança em alta tecnologia da marca alemã, que faz um balanço de seus três anos de chegada no Brasil, anunciada na Agrishow 2019. Galli comenta o salto positivo de resultados em relação ao projetado para o país. “Estamos entregando, em 2022 os resultados previstos para 2025. Nossa projeção é que, em 2026, tenhamos crescido oito vezes o faturamento de 2021 da Fendt no Brasil. Entendemos que diferenciais que só a marca tem impulsionam esse resultado, expansão da rede, novas contratações de equipe comercial, técnico de campo e ainda equipe de fábrica. Estamos na jornada de ser o melhor pós-venda de máquinas agrícolas com a tecnologia sendo o ponto principal.”
Segundo Galli, a estratégia da Fendt no Brasil foi de tamanho sucesso que a marca acelerou as inaugurações de concessionárias, devido à alta demanda por máquinas. “Em curto prazo e de maneira sólida, superamos o desempenho do mercado em geral”, ressalta. Em três anos a Fendt passou por ampliação da rede de concessionárias, como unidade hoje em Sorriso (MT); Balsas (MA); Campo Novo do Parecis (MT); Sidrolândia e São Gabriel do Oeste e Dourados (MS); Rio Verde (GO) e Luis Eduardo Magalhães (BA); e com próximas inaugurações a ocorrerem em Imperatriz (MA); Primavera do Leste, Querência e Nova Mutum (MT) e Chapadão do Sul (MS).
Segundo Galli, a estratégia da Fendt no Brasil foi de tamanho sucesso que a marca acelerou as inaugurações de concessionárias, devido à alta demanda por máquinas. “Em curto prazo e de maneira sólida, superamos o desempenho do mercado em geral “, ressalta. Em três anos a Fendt passou por ampliação da rede de concessionárias, como unidade hoje em Sorriso (MT); Balsas (MA); Campo Novo do Parecis (MT); Sidrolândia, Maracaju, São Gabriel do Oeste e Dourados (MS); Rio Verde (GO) e Luis Eduardo Magalhães (BA); e com próximas inaugurações a ocorrerem em Imperatriz (MA); Primavera do Leste, Querência, Juara e Nova Mutum (MT) e Chapadão do Sul (MS).
Ainda em 2022, vai expandir o atendimento para Piauí, Tocantins e Pará, completando o Cerrado; e chegar a outra região produtora, com a primeira concessionária do Sul do país, inaugurada em Passo Fundo (RS). Em 2023 a marca já anuncia que vai passar a atender o Paraná, aumentando a representatividade no Sul, e ainda atender ao Sudeste, em São Paulo, além de estender sua atuação para a América do Sul, começando com Chile e Paraguai, com planos para outros países
FENDT VARIO 900 G7 O FENDT VARIO 1000 G3
Além de soluções inteligentes para operações automáticas e precisas, as cabines dos modelos Fendt Vario 900 G7 e Fendt Vario 1000 G3 possuem conceito operacional FendtONE, telas e painéis para monitorar dados e estatísticas, apoio de braço com controles customizados e intuitivos. Outra novidade é o novo filtro de ar com função autolimpeza, que com a ventilação reversível, reduz as paradas para manutenções diárias, diferencial em operações pesadas. As novas séries são evoluções das máquinas anteriores e chegam aptas para atualizações para as novas necessidades que surgem com a Agricultura 4.0.
Fendt Vario 900 G7
Com dois modelos –, 939 Vario e 942 Vario –, a linha Fendt 900 Vario é reconhecida por sua tecnologia, performance, economia e conforto, numa faixa de potência que vai de 385 cv a 415 cv. A série utiliza tecnologias que tornam mais econômica e eficiente a operação em campo, mesmo com o motor em plena potência.
A combinação do motor MAN e do conceito Fendt iD traz alto desempenho em baixa rotação, fornecendo uma operação suave com torque máximo e consumo mínimo. O motor em linha de seis cilindros alia potência a um design compacto e leve.
A transmissão continuamente variável (CVT) VarioDrive opera no eixo dianteiro e traseiro de forma independente. Item de fábrica em toda a série Fendt 900 Vario, o sistema Common Rail traz a pressão de injeção de até 2.500 bar e um turbocompressor com geometria de turbina variável (VTG) para uma potência uniforme e dinâmica, mesmo em baixas rotações.
Fendt Vario 1000 G3
Os tratores Fendt 1046, com 476 cv e Fendt 1050, com 517 cv, são equipados com motor MAN de 12,4 litros, com torque máximo entre 1.100 e 1.500 rpm. Aliando o motor MAN à transmissão VarioDrive, os tratores são a solução inteligente para diferentes necessidades de potência nas mais variadas operações: preparo de solo, plantio, transbordo de grãos ou cana.
A linha Fendt 1000 Vario traz como destaque o menor raio de giro do mercado (1,5 metro inferior ao encontrado nas outras máquinas à venda no Brasil). Um diferencial importante que melhora a agilidade do trator no campo e, junto ao controle de tração, torna as duas opções de tratores indispensáveis do processo agrícola nacional.
Fendt Connect
Fendt Connect é a ferramenta que permite ao agricultor ter informações valiosas sempre disponíveis, por meio de telemetria. Ele gerencia e coleta dados relacionados à localização, status da máquina e códigos de serviços, e possibilita o acesso a essas informações ao vivo do campo. Entre os dados fornecidos estão a posição e rota da frota, consumo de combustível, velocidade, capacidade e tempo de operação, intervalos de serviço, entre outros. Com isso, o produtor rural atinge uma melhora na eficiência na operação, com análise de atividades e o monitoramento em tempo real, além de ter o acompanhamento total do seu maquinário via concessionária. A transmissão de dados móveis via 4G/LTE significa que as informações em tempo real podem ser acessadas de qualquer aparelho e em qualquer lugar, seja notebook, tablet ou smartphone.