Máquinas e Inovações Agrícolas

Frota renovada nas regiões sudeste, sul e centro-oeste

A tecnologia embarcada está cada vez mais presente a cada lançamento de equipamento e máquinas agrícolas que chega ao mercado brasileiro. A evolução de recursos eletrônicos está mais presente nos equipamentos nos últimos três anos. Dados do estudo da frota circulante do Sindipeças revelam que a frota de tratores é formada por 607.634 unidades e a idade média é de 9 anos e 11 meses. Em 2009, existiam 532.319 tratores, com idade média de 11 anos e 7 meses.

Essa renovação de frota acontece nas regiões sudeste, sul e centro-oeste, onde o agronegócio se desenvolve com intensidade. Com isso, máquinas e tratores mais antigos acabam se deslocando para regiões norte e nordeste do Brasil, movimento que interfere diretamente no mercado de reposição de peças.

Segundo o gerente comercial da TVH-Dinamica, distribuidora especializada no fornecimento de peças e acessórios para as linhas de movimentação, industrial e agrícola, Paulo Acosta, além da tecnologia embarcada ser uma realidade, a maioria dos produtos é importado, o que muda a concepção dos distribuidores com relação à logística e planejamento de estoque de peças.

Segundo Acosta, com o agronegócio em franco crescimento no território nacional, e, com previsão promissora para as próximas décadas, agricultores brasileiros estão cada vez mais conscientes da importância da profissionalização, investindo na aquisição de equipamentos modernos que permitem aumentar a produtividade no campo, uma vez que os períodos de plantio e colheita estão cada vez menores.

Diante desse cenário promissor, a TVH-Dinamica, distribuidora de peças e acessórios para máquinas e equipamentos agrícolas, está investindo no segmento com ampliação do portfólio de produtos que hoje conta com mais de 12.500 peças e, em breve, devem ser incorporados mais 8.500 itens para atender todas as linhas de equipamentos.

Os profissionais passarão por intenso treinamento que permitirá ter conhecimento técnico das linhas de produtos, na velocidade com que são lançados novos itens”, explica. A empresa também está reestruturando a forma de atuação para ampliar a cobertura no território nacional com a equipe de vendas externa e expandir para novos mercados, como América Latina, América Central e Caribe.

Compartilhar